Curso

Novo curso da UFSC aborda a Saúde do Homem no Trabalho

Com carga horária de 30h, o curso busca ampliar o olhar do profissional de saúde sobre o tema, para além das tradicionais teorias da segurança e higiene ocupacional.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes às peculiaridades da saúde do homem, já podem se inscrever no mais novo curso Homens e a Saúde do Trabalho. Com carga horária de 30h, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro de 2019, pelo link.

Considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença, o curso foi desenvolvido para fornecer os conhecimentos históricos, teóricos e técnicos da saúde do homem trabalhador, alinhados com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e o conjunto de políticas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH/DAPES/SAS/MS).

“As transformações observadas nos modos de produção e nos padrões de consumo da sociedade nas últimas décadas do século XX condicionaram o homem a novas formas de trabalhar e de se organizar no trabalho. Neste sentido, é importante que o profissional da saúde e a população em geral estejam atentos para observar e discutir sobre o ambiente de trabalho do homem, assunto este diretamente relacionado a sua saúde”, explica a coordenadora do curso, Sheila Rubia Lindner.

Dividido em três unidades, a primeira traça um panorama sobre a saúde do trabalhador, abordando a evolução do conceito de saúde ocupacional - que engloba a medicina do trabalho e a saúde do trabalhador - os aspectos da legislação brasileira e as políticas públicas relacionadas à saúde do trabalhador, bem como dos riscos para sua saúde. Já a segunda unidade tem como enfoque as principais doenças e acidentes relacionados ao trabalho e discorre sobre as doenças profissionais ou doenças ocupacionais, doenças e acidentes de trabalho. E, por fim, a terceira unidade fecha o curso trazendo à luz possíveis ações de saúde do trabalhador a serem realizadas no âmbito da Atenção Básica.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.