Curso

Últimas horas para se matricular no curso sobre Hemograma, Anemia e Linfadenopatia

Com carga horária de 30h, o curso oferece instrumentos e estratégias para a aplicabilidade da avaliação clínica hematológica e de linfadenopatias na perspectiva do atendimento integral e resolutivo.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos sobre Hemograma, Anemia e Linfadenopatia ainda podem se inscrever na décima oferta do curso desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. 

A capacitação é livre, totalmente gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até amanhã, 12 de agosto de 2020, pelo link.

De acordo com a professora e coordenadora geral da UNA-SUS/ UFCSPA, Dra. Aline Corrêa de Souza, o curso prepara o profissional de saúde para uma adequada análise e interpretação dos resultados do hemograma. “A ideia é que ele esteja apto a prestar uma assistência de qualidade no que se refere à identificação de possíveis alterações sanguíneas de seus pacientes.", explica.

Com carga horária de 30h, divididas em sete unidades, o curso apresenta o reconhecimento de características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento dos sistemas sanguíneo e linfático, bem como suas interrelações e mensurações quantitativas automatizadas de rotina para a atenção à saúde.

Para isso, oferece instrumentos e estratégias para a aplicabilidade da avaliação clínica hematológica e de linfadenopatias na perspectiva do atendimento integral e resolutivo, o que evidencia o diferencial do curso para a formação permanente dos profissionais de saúde.

O aluno aprende então a reconhecer e identificar características básicas dos elementos figurados do sangue e do tecido linfático para realizar diagnóstico diferencial inicial em patologias hematológicas e de tecidos linfáticos, bem como indicar tratamento inicial de patologias e encaminhar os casos pertinentes para instituição de cuidado médico terciário, quando necessário.

Para saber mais sobre essa e outras ofertas UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.