Geral

Nova versão do ARES é lançada no 22º Congresso Internacional ABED de Educação a distância

- Cissa Paranagua



O 22º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a distância começou nessa segunda-feira, 19 de setembro, e trouxe uma programação recheada de inovações sobre a prática de educação a distância (EaD). Dentre as atividades iniciais, cabe destacar o lançamento da nova versão do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Com layout mais leve, design responsivo e navegação facilitada, o novo repositório (ARES 2.0) também teve software e estrutura de organização de conteúdo atualizados. Tanto o acesso aos conteúdos dos cursos UNA-SUS, por parte dos usuários, quanto o processo de publicação destes recursos educacionais no acervo, por parte das instituições de ensino, também mudou e, agora, está mais fácil e intuitivo.

Para conhecer o novo ARES, clique aqui.

Antes, o usuário precisava realizar a matrícula ou acessar o ambiente de aprendizagem para ter acesso aos conteúdos do curso. Agora, o acervo já permite que os usuários acessem módulos, unidades e cursos completos, produzidos pela Rede UNA-SUS, sem a necessidade de matrícula ou acesso a ambientes virtuais de aprendizagem. Os recursos podem ser acessados na própria página, por meio de um link de visualização, sem necessidade de download. São cerca de mil recursos educacionais acessíveis a qualquer pessoa!

Para verificar a nova funcionalidade, basta acessar o ARES e procurar por objetos da seção “Multimídia – Moodle” ou “Multimídia – PPU”. Experimente acessar o Hanseníase na Atenção Básica!

As vantagens para quem irá submeter recursos estão relacionadas à redução no tempo de cadastro de submissão, uma vez que os campos de informações, chamados metadados, foram alterados, possibilitando melhor busca e recuperação. Cada tipo de recurso agora possui um conjunto próprio de metadados. Isso significa que, a depender do tipo, pode haver mais ou menos campos a serem preenchidos.

De acordo com o coordenador de Gestão do Conhecimento Vinicius de Araujo Oliveira, o ARES passou a ser uma das principais fontes de indexação de recursos educacionais para as Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Rede UNA-SUS. “Um repositório desse porte, com metadados organizados facilita inclusive que o usuário localize o que precisa em mecanismos de busca externos como Google", explica.

Além do lançamento da nova versão da plataforma, a UNA-SUS também apresentou o artigo científico A disponibilização de materiais no ARES e seu impacto na qualidade da EAD que relata a experiência da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS) no aprimoramento da descrição de recursos educacionais do ARES, a fim de favorecer a recuperação da informação e garantir, assim, o acesso aberto a materiais de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado culminou na análise e correção da descrição de 746 recursos educacionais publicados no repositório, com base nos critérios de qualidade da norma ISO/IEC 25012/2008.

De acordo com a consultora técnica do ARES, Aline Jacob, os repositórios educacionais têm sido fundamentais para a EaD na medida em que dão acesso a recursos educacionais de qualidade, indispensáveis nos processos formais e informais da aprendizagem a distância. “A nova versão do ARES, juntamente com a correção na descrição dos recursos educacionais publicados, favorece a busca e a recuperação pelo usuário, por conteúdos que possam ser utilizados nos processos de ensino-aprendizagem”, explica.

PARA SABER MAIS

O ARES é o maior repositório digital de livre acesso do Brasil na temática de saúde. Um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet. É no ARES que as instituições da Rede UNA-SUS armazenam e disponibilizam os recursos educacionais usados em suas ofertas de cursos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse a programação completa do 22º CIAED pelo link.

Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: http://abed.unasp.edu.br/