Curso

Nova oferta em Saúde Mental aborda os Transtornos Mentais Graves e Persistentes

Com carga horária de 30h, este é o sexto e último curso que compõe a formação em Saúde Mental ofertada pela Universidade Federal do Maranhão.

- Cissa Paranaguá



Segundo dados do Ministério da Saúde, 23 milhões de pessoas (12% da população) necessitam de algum atendimento em saúde mental, no Brasil, e pelo menos 5 milhões (3% da população) sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.

Buscando ofertar uma atenção cada vez mais integral e qualificada, a UNA-SUS/UFMA lança, nesta terça-feira, 23 de outubro, o sexto e último módulo do curso de extensão em Saúde Mental na Atenção Primária: Transtornos Mentais Graves e Persistentes - TMGP.

Voltado prioritariamente para profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção primária e na atenção especializada em saúde mental, o curso tem como foco a abordagem de pacientes que apresentam estes transtornos.

Os interessados podem se inscrever até 26 de fevereiro de 2019, pelo link.

Com carga horária de 30h, o curso apresenta os transtornos mentais graves e persistentes (TMGP), em sua maioria, caracterizados por sua gravidade clínica associada à duração da doença, grau de sofrimento emocional, nível de incapacidade laborativa, prejuízos nas relações interpessoais e dinâmica familiar.

Durante o curso, são abordados conceitos, principais sinais e sintomas, condições clínicas associadas aos transtornos mentais graves e persistentes, abordagens terapêuticas medicamentosa e não medicamentosa e, por fim, a organização dos dispositivos assistenciais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para que seja possível ofertar uma atenção eficiente e integral.

O curso faz parte da nova área temática em Saúde Mental da UNA-SUS/UFMA, que abordará o cuidado na atenção primária incluindo a prevenção, tratamento, reabilitação, prevenção dos transtornos mentais comuns e a estruturação de um modelo assistencial integrado. 

O início do curso é imediato e os alunos inscritos terão até 30 de maio de 2019 para conclusão das atividades. O certificado, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão, ficará disponível em até 10 dias úteis após o término dos trabalhos.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da UNA-SUS, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos.