Geral

Ministério da Saúde prorroga edital de chamamento para adesão ao Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores

Interessados em participar da seleção terão até a próxima quarta-feira (27/07) às 23h59 (horário de Brasília) para se inscreverem.

- Ascom SE/UNA-SUS



O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (SGTES) prorrogou nessa segunda-feira (25) o Edital nº 6, de 8 de julho de 2022, que trata da seleção de preceptores que atuam em Programas de Residência Médica ou Residência em Área Profissional da Saúde, para adesão ao Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde.

Dessa forma, os interessados em participar da seleção terão até a próxima quarta-feira (27/07) às 23h59 (horário de Brasília) para se inscreverem. As demais disposições contidas no edital permanecem inalteradas.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal: https://edital.unasus.gov.br/preceptores. Para acesso ao formulário de inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, fazer seu cadastro no Acesso UNA-SUS (criação de login e senha).

O aperfeiçoamento será ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Serão ofertadas 2.800 vagas para a realização do curso, observada a distribuição proporcional no território nacional.  O profissional selecionado, que atender a todas as exigências estabelecidas neste Edital, fará jus ao recebimento mensal de um incentivo financeiro, pelo período máximo de seis meses.

O Aperfeiçoamento Multiprofissional será composto por nove áreas temáticas: Fundamentos do SUS; Gestão em Saúde; Atenção à Saúde; Promoção em Saúde; Valores Profissionais; Educação; Abordagem Familiar; Comunicação e Trabalho em Equipe. Serão ofertados 22 microcursos, distribuídos nas áreas temáticas supracitadas, computando carga horária mínima de 180 horas e carga horária máxima de 250 horas a ser cumprida no prazo de seis meses.

Serviço

Oferta: Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde

Carga horária: mínima de 180h, e máxima de 250h.

Público-alvo: residentes, preceptores, gestores de programas de residência, instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação, instituições privadas sem fins lucrativos, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais, definidas como instituições elegíveis.

Inscrições: de 14 a 27 de julho de 2022, por meio de formulário disponível no link.

Links úteis: Edital nº 6, de 8 de julho de 2022; prorrogação do edital e https://edital.unasus.gov.br/preceptores/

Dúvidas: Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES/MS, por meio do Serviço de Atendimento à Gestão do Trabalho - SAT, pelo e-mail: edital-residencia@saude.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS