Geral

Ministério da Saúde lança medidas para prevenir Coronavírus em povos indígenas

As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”, que traz orientações de como deve ser o atendimento aos indígenas com sintomas relacionados à COVID-19.

- Ascom SE/UNA-SUS



O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), apresenta aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores, medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o Novo Coronavírus.

As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”, elaborado pela equipe técnica da SESAI, em conjunto com o Comitê de Operações de Emergências (COE). O Plano traz orientações de como deve ser o atendimento aos indígenas com sintomas relacionados à COVID-19.

De acordo com o documento, os casos suspeitos da doença COVID-19 terão prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento.

O registro do atendimento também deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), no menor tempo possível.

Ao todo, o Ministério da Saúde, por meio da SESAI, produziu e disponibilizou 12 documentos com informações e orientações destinadas aos 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena responsáveis pelo atendimento a quase 800 mil indígenas aldeados em todo o Brasil.

Acesse a pasta com a Documentação e Orientações para Saúde Indígena – COVID-19. Clique em: https://cutt.ly/ftkk3Tm



Fonte: SESAI/MS