Institucional

Ministério da Saúde e UNA-SUS promovem dois webinários sobre cuidados paliativos

Os encontros serão realizados nos dias 4 de agosto e 1º de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

- Ascom SE/UNA-SUS



Nos dias 4 de agosto e 1º de setembro de 2022, o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) realizam os webinários "Cuidados paliativos: uma abordagem multiprofissional". O objetivo é promover o debate sobre o tema com a participação de especialistas. A transmissão será ao vivo e gratuita, das 17h às 19h, no canal da Fiocruz Brasília no YouTube. Perguntas para palestrantes devem ser enviadas para: cuidadospaliativos@unasus.gov.br.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos "consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

Durante o primeiro encontro, no dia 4 de agosto, a palestra da médica anestesiologista (TEA) e paliativista Inês Tavares trará os conceitos e a filosofia dos cuidados paliativos. Em seguida, o médico intensivista e paliativista Eduardo Berbigier abordará a identificação das diferentes fases da assistência paliativa e a importância da avaliação prognóstica. A moderação será realizada pela médica intensivista e paliativista Rachel Duarte Moritz e Inês Tavares.

Já no dia 1º de setembro, a primeira palestra será ministrada pelo médico anestesiologista e especialista em tratamento da dor aguda e crônica João Batista Santos Garcia, que versará sobrea abordagem terapêutica da dor e da dispneia nos diferentes cenários. Posteriormente, a psicóloga clínica-cognitiva e mestre em organização e desenvolvimento Raquel Push falará sobre os ciclos vitais e finitude humana: como gerenciar conflitos e evitar o burnout da equipe multiprofissional. A moderação será realizada por Inês Tavares e Rachel Moritz.

O evento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), UNA-SUS, Fiocruz Brasília e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serviço

Webinário I – Cuidados paliativos: uma abordagem multiprofissional

Data: 04/8/222 (quinta-feira)

Horário: 17h às 19h

Acesso: gratuito

Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília.


Webinário II – Cuidados paliativos: uma abordagem multiprofissional

Data: 01/09/22 (quinta-feira)

Horário: 17h às 19h

Acesso: gratuito

Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília.



Fonte: SE/UNA-SUS