Curso
Ministério da Saúde e Fiocruz Brasília abrem matrículas para o curso sobre metodologias de educação em saúde
Desenvolvimento infantojuvenil e vulnerabilidade social estão entre os conteúdos abordados.
O Ministério da Saúde (MS), por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e Saúde (SGTES) e de Atenção Primária à Saúde (SAPS), da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília), lança o curso autoinstrucional sobre Metodologias de Educação em Saúde no âmbito do Programa Saúde na Escola - PSE Anos Finais.
O objetivo da oferta é instrumentalizar profissionais da saúde e da educação para as ações do PSE, de acordo com a faixa etária e o ano letivo, alinhando as ações pactuadas pelo programa às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Profissionais das áreas da saúde e da educação envolvidos no PSE, ou que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de coordenadores pedagógicos, professores e demais interessados no tema podem fazer a matrícula até o dia 14 de julho de 2025 pelo link.
Com carga horária de 30 horas, a capacitação é dividida em quatro módulos que abordam desde o desenvolvimento infantojuvenil e vulnerabilidade social, a saúde e seus modos de cuidado, a educação em saúde, até às metodologias ativas de outras práticas de ensino.
Ao final do curso, espera-se que os profissionais estejam alinhados aos conceitos de educação em saúde para o público infantojuvenil e hábeis para desenvolver atividades práticas para construção do conhecimento e de práticas de promoção de saúde.
Para saber mais sobre esse e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site https://www.unasus.gov.br/cursos/