Curso

Abertas inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde)

São ao todo 237 vagas distribuídas entre as 26 instituições que fazem parte da Rede ProfSaúde. As inscrições estarão abertas de 1º de dezembro de 2021 a 14 de fevereiro de 2022.

- Ascom SE/UNA-SUS



Foi lançado nesta quarta-feira (13/10) o Edital nº 01/2021 do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), que torna pública a realização do exame nacional de acesso. O curso é oferecido na modalidade EAD, com nove encontros síncronos (presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem. São ao todo 237 vagas distribuídas entre as 26 instituições que fazem parte da Rede ProfSaúde, entre elas a Fiocruz no Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. A Fiocruz Brasília dispõe de sete vagas. As inscrições estarão abertas de 1º de dezembro de 2021 a 14 de fevereiro de 2022.

Para participar da seleção, é necessário ter diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia, e registro no respectivo Conselho Regional e Federal. Além disso, o candidato deve ser: docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família em instituições públicas de ensino superior; preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior; ou profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes da Estratégia de Saúde da Família ou na gestão no âmbito do SUS.

O candidato deverá se inscrever apenas para a instituição definida como local de inscrição na unidade federada onde reside ou exerce sua atividade profissional. Para a Fiocruz, deverá preencher o formulário disponível na plataforma SIGA – Stricto Sensu (www.sigass.fiocruz.br) e, no campo “Área de Concentração”, informar qual a unidade da Fundação, seguindo as respectivas orientações para envio da documentação exigida. Há vagas de ações afirmativas.

A seleção dos candidatos será composta por quatro etapas: prova de inglês (eliminatória); análise curricular (eliminatória e classificatória); análise da carta de intenção e da proposta preliminar de trabalho (classificatória); e prova oral (classificatória).

Para informações sobre os documentos obrigatórios, o cronograma e outras, acesse aqui a chamada pública.