Curso

Matrículas abertas para quatro cursos da UNIFESP

Com carga horária de 60h, os cursos abordam temas como saúde indígena, gestão local de desastres naturais e avaliação em saúde.

- Cissa Paranaguá



Estão abertas as matrículas para quatro cursos ofertados pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dois deles abordam a temática da saúde indígena e os demais tratam da gestão local de desastres naturais e da avaliação em saúde, respectivamente. Todos são gratuitos, autoinstrucionais e têm início imediato.

As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho nos links disponibilizados abaixo.

O Fazer da Saúde Indígena

Embasado na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada em 2002, a capacitação aborda as relações entre o contexto histórico, político e social e as bases legais que devem orientar a prática e o atendimento à saúde indígena. O principal objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais sobre essa temática pouco explorada nos cursos de saúde. A diretriz contém recomendações sobre a formação de profissionais atuantes no subsistema de saúde indígena (SASISUS), constituído em 1999.

Público-alvo: livre

Carga horária: 60h

Para se matricular, clique aqui.

Conhecendo a realidade da Saúde Indígena no Brasil

O módulo é uma continuidade do curso O Fazer da Saúde Indígena e tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para um atendimento qualificado a essa população, considerando a diversidades dos povos indígenas e os hábitos que impactam em sua saúde. Dividido em três unidades, o curso aborda os principais conceitos para a prática da saúde indígena, como a atenção diferenciada, a política de saúde e a epidemiologia aplicadas à prestação dos serviços de saúde.

Público-alvo: livre

Carga horária: 60h

Para se matricular, clique aqui.

Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica

Desastres naturais costumam afetar, sobretudo, grupos populacionais e territórios mais vulneráveis. No Brasil, as principais ameaças naturais são as inundações bruscas e cenários de seca. Tendo em vista que o setor saúde é um dos mais demandados para agir em situações adversas, a capacitação foi pensada para que os profissionais de saúde possam gerir as ações locais que cabem à Atenção Básica em todas as etapas da gestão desses riscos. Para isso, o conteúdo foi elaborado a partir da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que tem características essenciais na gestão de risco e de desastres, como a responsabilidade de atuação em territórios e populações adscritos, conhecendo os problemas e necessidades de saúde dos locais acometidos por desastres naturais.

Público-alvo: livre

Carga horária: 60h

Para se matricular, clique aqui.

Introdução à Avaliação em Saúde

A avaliação em saúde constitui um vasto e intenso campo de práticas éticas, políticas e técnicas com forte incidência sobre os serviços. Os conceitos de qualidade, o debate sobre desempenho, os mecanismos de pagamento por desempenho, as demandas por transparência nos investimentos públicos, a formulação de estratégias, as demandas de controle social e muitos dos mecanismos de pactuação entre os entes federados são processos intimamente relacionados a práticas avaliativas.

Neste contexto, o curso de introdução à avaliação em saúde é voltado a profissionais graduados nas diversas áreas de saúde que estejam em atividade clínica, de gestão e de educação permanente. Dividido em 5 módulos, os conteúdos abordados permitem ao aluno reconhecer o potencial das práticas de monitoramento e avaliação para qualificar a Atenção Básica; diferenciar a avaliação interna e externa; avaliação de estrutura, processos e resultados; julgamento de mérito e relevância; avaliação e monitoramento; reconhecer as principais diferenças entre abordagens qualitativas e quantitativas de investigação da realidade.

Público-alvo: livre

Carga horária: 60h

Para se matricular, clique aqui.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.