Curso

Matrículas abertas para os cursos sobre Tuberculose

 O programa tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde com as competências necessárias para realizar todas as etapas do manejo da tuberculose em pessoas com diferentes especificidades no contexto social e modo de vida.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados já podem se matricular no Programa de Formação Modular, da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), focado no Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. O programa é livre, gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 17 de dezembro de 2022.

Com carga horária total de 45h, o programa tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde com as competências necessárias para realizar todas as etapas do manejo da tuberculose em pessoas com diferentes especificidades, de acordo com o contexto social e modo de vida.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. Todos os dias no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30 mil adoecem com esta doença evitável e curável. Nas Américas, todos os dias morrem mais de 70 pessoas e cerca de 800 adoecem dessa doença. Estima-se que, em 2020, havia 18,3 mil crianças com TB nas Américas, metade delas com menos de cinco anos de idade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a tuberculose é um dos principais problemas de saúde pública do país. O Brasil ocupa a 20ª posição entre os locais com maior carga de TB. Dados do DataSUS mostram que, em 2021, foram registradas 85.219 mortes pela doença. Desta forma, é fundamental lutar por mais investimentos em pesquisas, prevenção, triagem e acesso ao diagnóstico e tratamento da TB.

O Programa foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e a Escola de Governo da Fiocruz Brasília.

É composto por cinco cursos independentes, segundo as populações prioritárias para o controle da doença no país: população indígena, população em situação de rua, população geral, população privada de liberdade e população com HIV.

Além disso, o programa também fornece ao aluno uma ferramenta de acesso a informações municipais de tuberculose e sugere, a partir das principais necessidades locais, uma ordem para a execução dos módulos. O usuário poderá optar por realizar apenas os cursos de interesse e receber o certificado pelos mesmos ou realizar todos os cursos e receber o certificado de realização do programa como um todo.

Saiba mais sobre os cursos:

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena (9h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua (9h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral (10h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade (8h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV (9h)

Para saber mais sobre esses e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS