Curso

Matrículas abertas para o curso Vigilância Genômica aplicada às Doenças Infecciosas e Virais

A qualificação possui carga horária de 45h, divididas em duas unidades, que tratam das doenças infecciosas virais no contexto da Vigilância Laboratorial e Genômica e as metodologias e fluxo laboratorial.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso de qualificação profissional em Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais. Desenvolvido pela Fiocruz Brasília e pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e promovido pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), na modalidade de Educação a Distância.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 12 de janeiro de 2024, pelo link. O curso é gratuito, certificado e tem início imediato.

O curso foi motivado pela necessidade do entendimento e da importância da vigilância genômica viral, que ficou mais evidente com a pandemia de COVID-19. O objetivo é qualificar profissionais e gestores da saúde para reconhecer a importância da Vigilância Genômica Viral, identificando os métodos mais adequados e interpretando os resultados obtidos para responder de forma eficaz a eventos de emergência em saúde pública.

Para Alice Guimarães, conteudista do curso, “capacitar esses profissionais fortalece a implementação da vigilância genômica rotineira e ativa, aumentando os dados de sequenciamento mundialmente disponíveis, que, por sua vez, apoiam o desenvolvimento de protocolos e ensaios diagnósticos, cooperam com o entendimento da evolução viral, geram informações para as estratégias vacinais e definem os padrões epidemiológicos de circulação dos vírus”, afirma.

A qualificação possui carga horária de 45h, divididas em duas unidades, que tratam das doenças infecciosas virais no contexto da Vigilância Laboratorial e Genômica e as metodologias e fluxo laboratorial.

Com o curso, os profissionais serão capazes de reconhecer a importância da Vigilância Genômica Viral, identificar os métodos mais adequados e interpretar os resultados obtidos para responder de forma eficaz a eventos de emergência em saúde pública.



Fonte: SE/UNA-SUS