Curso

Matrículas abertas para o curso Preparação de Planos de Contingência

O objetivo é qualificar profissionais de saúde para identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam oportunamente a potenciais emergências de saúde pública.

- Ascom SE/UNA-SUS



Diante de uma Emergência de Saúde Pública, profissionais de saúde e gestores precisam estar aptos para realização de procedimentos, ações e decisões que devem ser tomadas para responder à situação de maneira oportuna e eficaz.

Para capacitar esses profissionais diante de tais desafios, a UNA-SUS está com matrículas abertas para a qualificação profissional Preparação de Planos de Contingência. O curso online é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em parceria com o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e desenvolvido pelo Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), com a Escola Fiocruz de Governo (EFG).

O objetivo é qualificar profissionais de saúde para identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam oportunamente a potenciais emergências de saúde pública.

Profissionais e gestores que atuam na vigilância em saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 16 de junho, pelo link.

Com carga horária de 45h, distribuídas em três unidades, o curso aborda a definição do Plano de Contingência e identificação dos principais componentes; a mobilização de grupos e instituições para a construção de um plano de contingência e, por último, o mapeamento de cenários de risco para COVID-19.

O curso é prático e começa com a situação problema fictícia de Silas, Vigilância Epidemiológica do seu município. Todo o monitoramento epidemiológico do município é feito por ele e sua equipe, até que Silas recebeu uma informação no noticiário nacional que lhe chamou a atenção: a circulação de um novo vírus que estava acometendo pessoas do outro lado do mundo, especificamente na Ásia. Diante da situação, ele teve que envolver o Secretário Municipal de Saúde e sua equipe para pensar em um plano de contingência.

A atuação do ITpS 
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. 

São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês. 

O ITpS atua em três frentes: 

Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico;


Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas;


Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.
 



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do ITpS