Curso

Matrículas abertas para o curso Imunização em Gestantes

A qualificação aborda os aspectos históricos da vacinação, o processo de trabalho relacionado à imunização, assistência pré-natal, epidemiologia, cobertura vacinal, calendário vacinal e registros.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a nova oferta do curso online Imunização em Gestantes, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFCSPA).

O curso tem como propósito a qualificação de estudantes e profissionais da área da saúde e proporcionar maior compreensão sobre as questões relacionadas à imunização das gestantes, a fim de capacitar os profissionais para prestar uma assistência qualificada às gestantes em seu cotidiano de trabalho.

As matrículas podem ser realizadas até 12 de dezembro de 2021, pelo link.

O início é imediato e, como em todos as ofertas da UNA-SUS, a qualificação é totalmente gratuita.
Com carga horária de 20 horas, o curso está organizado em três módulos de estudo, que abordam os aspectos históricos da vacinação, o processo de trabalho relacionado à imunização, a assistência pré-natal, a epidemiologia, a cobertura vacinal, o calendário vacinal e os registros.

A vice-coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA, Adriana Aparecida Paz, explica que o profissional que realizar o curso encontrará os conteúdos que abordam as imunizações para as gestantes e recém-nascidos com aspectos históricos, epidemiológicos e específicos. “Espera-se que o curso promova o conhecimento aos profissionais e traga boas práticas na assistência do pré-natal para ampliação da cobertura vacinal e redução de doenças imunopreveníveis da gestante e recém-nascido”, afirma.
Para Bianca Ledur Monteiro, conteudista do curso “a vacinação é um dos maiores ganhos para a humanidade e temos no Brasil um vasto calendário disponível gratuitamente através do SUS. Justamente por termos recursos tão preciosos à nossa disposição, que devemos saber como aplicá-los, e as gestantes são um público considerado especial, com recomendações específicas e cuidado diferenciado”, afirma.

Para Monteiro, a assistência prestada adequadamente reflete diretamente na melhora dos indicadores assistenciais, e neste caso, o principal deles é o aumento da cobertura vacinal. “Os usuários do SUS serão atendidos com mais segurança, e essa segurança também auxiliará o papel educador desses profissionais de saúde”, ressaltou.

Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse https://www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSCPA.