Curso

Matrículas abertas para o curso de prevenção e manejo de pacientes oncológicos

Com carga horária de 30h, o curso oferece subsídios para que profissionais de saúde ofertem uma atenção integral e individualizada aos diversos tipos de pacientes oncológicos.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde interessados em aprofundar conhecimentos sobre o manejo de pacientes oncológicos já podem se inscrever na nova oferta do curso Prevenção e manejo de pacientes oncológicos na APS, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. O curso é livre, autoinstrucional e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 3 de julho de 2019, pelo link.

De acordo com a professora doutora responsável pelo conteúdo do curso, Alice Zelmanowicz, o câncer é uma das principais causas de adoecimento e os fatores de risco são extremamente prevalentes na população assistida. “Logo, o profissional da rede tem muitas oportunidades de aplicar esse conhecimento em sua rotina”, explica.

Diante disso, a capacitação foi desenvolvida para embasar a assistência e a análise de dados clínicos e epidemiológicos na oferta de uma atenção individualizada a cada paciente. Para tanto, oferece subsídios para que os profissionais de saúde sejam capazes de atender aos diversos tipos de pacientes oncológicos, sejam aqueles que tiveram diagnóstico de câncer e estão em remissão completa após o término de seu tratamento, pacientes que têm risco de desenvolver efeitos tardios dos tratamentos oncológicos ou ainda aqueles com risco de recidiva, segundo tumor primário ou com alto risco de desenvolver a doença.

Com carga horária de 30h, o curso está organizado em 8 unidades que abordam a biologia do câncer, história familiar, níveis de intervenção preventiva, prevenção primordial e primária, secundária, terciária, quaternária e complicações do tratamento oncológico.

“A capacitação se destaca justamente por abordar toda a linha de cuidado. Para isso, são revisados desde os conceitos mais básicos da biologia do câncer, a hereditariedade e a importância da prevenção, até as diferentes abordagens e linhas de cuidado correspondentes aos diversos perfis de pacientes que passam por alguma complicação durante o tratamento oncológico e buscam a rede com a expectativa de receber o devido cuidado”, destaca a conteudista.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.