Curso

Matrículas abertas para o curso Atenção aos Problemas Neurológicos Frequentes na Atenção Básica

Serão abordados temas como cefaleia, tremores, desmaios e síndromes demenciais.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde de todo Brasil já podem se matricular na segunda oferta do curso online Atenção aos Problemas Neurológicos Frequentes na Atenção Básica, da Universidade Federal de Ouro Preto, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFOP).

As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro de 2021, pelo link. O início é imediato e, como todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é totalmente gratuito.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o curso surge no contexto do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e tem como objetivo aumentar a resolutividade dos profissionais de saúde sobre os problemas neurológicos que surgem com mais frequência no âmbito da Atenção Primária e que ainda representam um desafio para esses profissionais.

Com carga horária de 60h, o curso é dividido em três unidades que abordam os temas relacionados aos problemas neurológicos mais frequentes na Atenção Básica, como cefaleia, tremores e desmaios tremores, desmaios e síndromes demenciais.

De acordo com o médico e coordenador da UNA-SUS/UFOP, Leonardo Savassi, afecções neurológicas são motivos de consulta muito frequentes na Atenção Básica, portanto, saber lidar com essas intercorrências amplia a resolutividade deste nível de atenção, proporcionando uma melhor coordenação do cuidado e qualidade da assistência.

Savassi conta que o curso foi produzido no formato de trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos e desenvolvido por docentes médicos da Atenção Básica, o que torna o processo de aprendizagem mais prático. "Trata-se de uma simulação bem realista do contexto que se espera encontrar na prática de consultórios nas Unidades de saúde", afirma. 

Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS