Curso

Matrículas abertas para o curso Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência

O objetivo é promover a atenção integral e qualificada, com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados por essa população.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados em qualificar o cuidado direcionado às Mulheres com Deficiência e Mobilidade Reduzida (PcD) já podem se matricular no novo curso da Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS: atenção à saúde das mulheres com deficiência. 

O curso é livre, gratuito e tem inicio imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 3 de outubro de 2022 pelo link.

O objetivo é promover a atenção integral e qualificada, com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados por essa população.

Desenvolvido em um ambiente virtual inovador, o curso conta com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e  também com versão própria para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.

Com carga horária de 30 horas, são abordados os seguintes conteúdos: marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; acessibilidade às mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; violência contra mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; atenção integral à saúde da mulher com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; reabilitação e saúde mental; saúde mental, sexual e reprodutiva da mulher com deficiência; e manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Para saber mais sobre este e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos



Fonte: UNA-SUS/UFMA