Curso

Matrículas abertas para o curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

Lançado em 2014, essa é a 14ª oferta do curso, que obteve mais de 38,4 mil inscritos desde então.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a nova oferta do curso online Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Profissionais de saúde atuantes no SUS podem se matricular até 19/02, pelo link. O curso é autointrucional e tem início imediato. 

A iniciativa faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde no uso da abordagem familiar para qualificar a Assistência Domiciliar. Lançado em 2014, essa é a 14ª oferta do curso, que obteve mais de 38,4 mil inscritos desde então.

Com carga-horária de 30h, o curso é dividido em oito unidades, que apresentam os aspectos teóricos e assistenciais e abordam os conceitos de cuidado e autonomia, o Programa de Cuidado Domiciliar, a Visita Domiciliar, a assistência no domicílio, a abordagem integral, a entrevista de família no cuidado familiar, as ferramentas de abordagem familiar e risco familiar.

Os conteúdos abordam os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, risco familiar, visita domiciliar e ferramentas de abordagem familiar. O módulo capacita o aluno a conhecer como organizar e manter contato com a família durante o curso da assistência domiciliar; também a coordenar a gestão do cuidado em colaboração com a pessoa assistida, com a família e com o cuidador; prepara para identificar o impacto da doença na dinâmica familiar; a reconhecer e manejar situações disfuncionais ou de risco que interfiram na assistência domiciliar.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS, a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS: UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ.

Fonte: UNA-SUS/UFCSPA