Curso

Matrículas abertas para novo curso da UNA-SUS/UFSC sobre Uso Racional de Medicamentos

O objetivo é promover o uso racional de medicamentos, com foco em evidências científicas e estratégias para identificar estratégias que possibilitem intervenção adequada na adesão ao tratamento.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS, está com matrículas abertas para o curso Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Básica. Com carga horária de 30 horas, o objetivo é promover o uso racional de medicamentos, com foco em evidências científicas e estratégias para identificar estratégias que possibilitem intervir adequadamente na adesão ao tratamento.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se inscrever até 31 de dezembro, pelo link. O curso é autoinstrucional, tem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade.

Para tanto, é necessário que o profissional esteja apto para diagnosticar corretamente; prescrever o tratamento correto, com as informações necessárias para o usuário, baseado em evidências científicas; organizar o serviço, para que o paciente tenha acesso ao medicamento em quantidade suficiente e em tempo oportuno, além de promover a adesão ao tratamento, avaliar e monitorar a resposta terapêutica ou para qualquer problema relacionado aos medicamentos utilizados.

Dessa forma, os conteúdos do curso apresentam habilidades, ferramentas e conceitos que auxiliam nas escolhas racionais para a prescrição de medicamentos na Atenção Básica, além de discutir algumas dessas escolhas e propor ideias de como aplicá-las no cotidiano de trabalho.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC