Curso

Matrículas abertas para novas ofertas de cursos sobre Saúde do Idoso

São 10 cursos online sobre o tema.

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil), publicado em 2018, 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde, sendo que 83,1% realizaram pelo menos uma consulta médica nos últimos 12 meses. Nesse período, foi identificado ainda 10,2% dos idosos foram hospitalizados uma ou mais vezes. Quase 40% dos idosos possuem uma doença crônica e 29,8% possuem duas ou mais como diabetes, hipertensão ou artrite. Ou seja, ao todo, cerca de 70% dos idosos possuem alguma doença crônica.

Para qualificar os profissionais de saúde que trabalham com essa população, a Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS), lança novas ofertas para dez cursos sobre a Atenção à Saúde dos Idosos. 

Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 17 de dezembro de 2022. Os cursos têm início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são totalmente gratuitos.

Abordagem das síndromes geriátricas e cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde

O objetivo é qualificar a atuação do profissional de saúde para a abordagem de síndromes geriátricas e os cuidados paliativos no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Para isso, aborda as síndromes geriátricas e cuidados paliativos, as principais síndromes geriátricas conforme protocolos vigentes, além dos direitos da pessoa idosa relacionados à aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada e demais direitos definidos pela Constituição da República e pela legislação vigente.

Carga horária: 12 horas

Matrículas pelo site.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio

O foco do curso é na participação da família e na mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida. Aborda a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, seu trabalho em rede e sua atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Carga horária: 12 horas

Matrículas pelo site.

Ações estratégicas no cuidado à pessoa idosa na Atenção Primária

Carga horária: 10 horas

O curso trada das ações estratégicas para cuidar da população idosa. Para isso, aborda as ações estratégicas para cuidar da população idosa, como o acolhimento e escuta ativa na UBS, as características socioeconômicas e clínicas da pessoa idosa frágil e/ou vulnerável, visitas domiciliares aos idosos frágeis/vulneráveis, dentre outros temas.

Matrículas pelo site.

Avaliação Multidimensional da Saúde da Pessoa Idosa

Carga horária: 16 horas

O curso tem como objetivo realizar a avaliação multidimensional da pessoa idosa. Os conteúdos abordam temas como o reconhecimento do estado geral da pessoa idosa, das capacidade cognitiva e o humor, deficiências sensoriais da pessoa idosa, testes de capacidade física, contexto sociofamiliar da pessoa idosa, entre outros.

Matrículas pelo site.

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa: um instrumento de avaliação multidimensional

Carga horária: 30 horas

O curso tem como objetivo geral qualificar os profissionais de saúde para usarem e preencherem corretamente a caderneta de saúde da pessoa idosa durante o atendimento no âmbito da Atenção Primária. 

Matrículas pelo site.

Cuidados de Enfermagem para a pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde

Carga horária: 12 horas

O curso tem como objetivo geral: Q qualificar a atuação do profissional de enfermagem para o cuidado da saúde da pessoa idosa no âmbito da atenção primária à saúde (APS), aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho. 

Matrículas pelo site.

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes na Pessoa Idosa

Carga horária: 16 horas

O curso tem como objetivo geral apresentar as condições de saúde e agravos mais frequentes na população idosa. Trata das condições de saúde e agravos mais frequentes na população idosa, destacando como realizar adequada anamnese, identificar riscos e problemas de saúde.

Matrículas pelo site.

Envelhecimento da População Brasileira

Carga horária: 8 horas

O objetivo desse curso é identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, o curso conta com quatro temas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde, políticas voltadas à população idosa.

Matrículas pelo site.

Estratificação dos Perfis de Funcionalidades

Carga horária: 24 horas

O curso tem como objetivo qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho. Aborda a Estratificação dos perfis de funcionalidades, considerando diferentes perfis das pessoas idosas.

Matrículas pelo site.

Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa

Carga horária: 20 horas

O curso tem como objetivo geral qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho. Para isso, aborda a Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa, com destaque para Estratificação dos perfis de funcionalidade para fins do cuidado, competências dos diferentes pontos de atenção e ações necessárias para a implementação da linha de cuidado da pessoa idosa.

Matrículas pelo site.
 



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da Fiocruz