Curso

Matrículas abertas para nova oferta do curso de esquistossomose

O curso foi lançado em 2018 e alcançou a marca de mais de 50 mil matrículas.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para nova oferta do curso online Esquistossomose: Manejo Clínico e Epidemiológico na Atenção Básica, produzido pela Fiocruz Pernambuco (Instituto Aggeu Magalhães – IAM), em parceria com a UNA-SUS e o Ministério da Saúde. O objetivo é contribuir para a diminuição da morbimortalidade em áreas endêmicas e não endêmicas por meio do diagnóstico oportuno e tratamento adequado.

As matrículas podem ser realizadas até 29 de fevereiro de 2024, pelo link. A qualificação é gratuita, aberta para profissionais, estudantes da área da saúde e demais interessados no tema.

Com duração de 45 horas, divididas em seis unidades, o curso trata desde os aspectos epidemiológicos e ciclo de transmissão até manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da esquistossomose, com uma unidade específica sobre o diagnóstico e o manejo das formas ectópicas da doença. A estratégia de saúde da família é abordada como um ponto importante no acolhimento dos pacientes com a doença, visando evitar o agravamento da situação.

No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas vivem em áreas de risco para a esquistossomose, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste, onde a ocorrência está diretamente ligada à presença de moluscos transmissores.

O curso foi lançado em 2018 e alcançou a marca de mais de 50 mil matrículas. É uma importante ferramenta para capacitar os profissionais de saúde que atuam nas unidades de saúde da família, a fim de que o manejo dos pacientes siga um fluxo adequado e eficiente, resultando na melhoria da qualidade de vida da população.

Para saber mais sobre este e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS