Curso
Matrículas abertas para nova oferta do curso de Cuidadores e a Atenção Domiciliar
A ideia é que, ao final do curso, o profissional de saúde seja capaz de avaliar a sobrecarga do cuidador domiciliar, analisar questões de relações entre o cuidador e equipe de saúde e identificar os serviços disponíveis e os direitos do cuidador.
Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos sobre Cuidadores e a Atenção Domiciliar, já podem se inscrever na décima segunda oferta do curso desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. Ofertado desde 2013, o curso já reúne mais de 24.500 matrículas.
A capacitação é livre, totalmente gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 22 de abril de 2020, pelo link.
De acordo com a professora e coordenadora geral da UNA-SUS/ UFCSPA, Dra. Aline Corrêa de Souza, o curso tem como objetivo proporcionar a compreensão dos conceitos de cuidado e autocuidado, o entendimento das relações entre cuidador, pessoa cuidada, família e equipe de saúde, bem como a compreensão da abordagem do cuidador, o que inclui o reconhecimento de suas competências e habilidades na Atenção Domiciliar, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
“Precisamos tornar visível o trabalho de milhares de cuidadores formais e informais que temos em nosso País. Sendo assim, ao voltar o foco para estas pessoas, os profissionais de saúde podem contribuir para um cuidado mais efetivo e reconhecer situações de desgastes e sobrecarga do cuidador. Isso se reflete automaticamente na vida das pessoas acamadas e necessitadas de cuidados domiciliares”, explica a coordenadora.
Com carga-horária de 30h, o curso traz os conceitos de cuidado e autocuidado no contexto da Atenção Domiciliar; os tipos de cuidadores: formal e informal e respectivas competências e habilidades, além de oportunizar a análise reflexiva sobre a relação cuidador - pessoa cuidada – família. Os conteúdos destacam aspectos importantes da relação entre a Equipe de Saúde e o Cuidador e, ao final, apresenta a legislação e estatutos relacionados ao Cuidador e a pessoa cuidada.
Segundo Aline, ao final do curso, o profissional será capaz de avaliar a sobrecarga do cuidador domiciliar, analisar questões de relações entre o cuidador e a equipe de saúde e identificar os serviços disponíveis e os direitos do cuidador. “Com os conhecimentos discutidos, os profissionais de saúde poderão auxiliar as famílias de usuários acamados, de maneira a torná-los mais autônomos e efetivos em seus cuidados, otimizando desta forma a gestão dos serviços de saúde.”, incentiva.
Para saber mais sobre essa e outras ofertas UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.