Curso

Matrículas abertas para cursos sobre Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos

São duas ofertas sobre o mesmo tema, uma específica para profissionais da medicina e a outra para a enfermagem.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados na Atenção à Saúde de Idosos já podem se matricular nas novas ofertas dos cursos sobre Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos, produzidos pela Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel). O objetivo é qualificar a abordagem das principais situações clínicas em idosos no domicílio, melhorando a resolubilidade da rede de saúde.

São dois cursos online autoinstrucionais distintos sobre o mesmo tema. Um voltado para profissionais da medicina, outro da enfermagem. Mesmo com o público-alvo pré-definido, demais profissionais de saúde e interessados também podem se matricular até o dia 31 de maio de 2022.

Para o curso voltado a enfermeiros, os conteúdos tratam das modalidades de atenção domiciliar e apoio social, agravos respiratórios, estado confusional, úlcera de pressão, dor precordial, insuficiência renal, incontinência urinária, desnutrição e desidratação, trombose venosa profunda, incapacidade funcional, fragilidade no idoso, síndrome da imobilidade, quedas, acidente vascular cerebral, lesão medular e cuidados com cuidador de idosos. Para se matricular, clique aqui.

Já a oferta voltada para médicos aborda temas como oxigenoterapia, infecção respiratória, estado confusional, úlcera de pressão, osteoporose, dor precordial, insuficiência renal, fratura de fêmur, acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica, incapacidade funcional, fragilidade no idoso e lesão medular. Para se matricular, clique aqui.

Os cursos trazem casos clínicos e ferramentas interativas sobre o tema, tais como, escores, calculadoras e escalas para subsidiar a avaliação da situação de saúde dos idosos e orientações aos cuidadores. “As capacitações possibilitam o acesso a informações de qualidade e atualizadas, por meio da simulação de situações clínicas comuns na Atenção Básica, que poderão ser utilizadas no cotidiano dos profissionais de saúde”, explica a professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel, Deisi Soares, conteudista do curso.

Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPel