Curso

Matrículas abertas para curso sobre abordagem dos problemas respiratórios na Atenção Básica

São dois cursos sobre o mesmo tema, com abordagens voltadas para médicos e enfermeiros, respectivamente. Apesar dos públicos-alvo pré-estabelecidos, o curso é livre para demais interessados, com direito à certificação.

- Cissa Paranaguá



Problemas respiratórios em adultos estão entre as principais causas de atendimento nos serviços de saúde e representam cerca de 8% do total de óbitos em países desenvolvidos e 5% em países em desenvolvimento, sendo causa frequente de absenteísmo no trabalho.

Para qualificar o atendimento às pessoas que sofrem com tais condições de saúde, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – uma instituição integrante da Rede UNA-SUS - lança nova oferta do curso Abordagem dos problemas respiratórios no adulto mais comuns na Atenção Básica.

São dois cursos diferentes sobre o mesmo tema, com abordagens específicas para médicos e enfermeiros, respectivamente. Apesar dos públicos-alvo pré-estabelecidos, o curso é livre para demais interessados, com direito à certificação. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2019. O início é imediato.

Para se matricular na oferta do curso voltado para médicos, clique aqui.

Para se matricular na oferta voltada para enfermeiros, clique aqui.

Segundo a coordenadora do curso, Anaclaudia Fassa, o curso tem como objetivo qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da atenção básica. “Por meio deste módulo, o profissional terá oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver seu raciocínio clínico, qualificando a prática clínica no cotidiano da Atenção Primária à Saúde”, explica.

Com carga horária de 45h, a oferta é dividida em quatro unidades que abordam os seguintes temas: pneumonia; rinite alérgica e rinossinusite; asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); e tabagismo.

Para facilitar o aprendizado e tornar a experiência educacional mais interessante, os temas são trabalhados através de casos clínicos interativos, vídeo-aulas e bibliografias recomendadas. Também são disponibilizados materiais de apoio, como calculadoras médicas e escalas, e materiais com orientações para guiar o profissional de saúde no atendimento ao usuário.

“O principal foco da capacitação é complementar e expandir os conhecimentos destes profissionais em domínios específicos, mas com grande aplicabilidade na sua prática diária. Para isso, a metodologia utiliza uma interface simples, dinâmica, intuitiva e apresenta casos clínicos interativos em diferentes grupos populacionais”, destaca Fassa.

Para saber mais sobre estas e outras ofertas UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos