Curso

Matrículas abertas para curso População em Situação de Rua

O objetivo é capacitar profissionais de saúde e promover a ampliação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) à essa população

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas. A estimativa, que revela o impacto da pandemia de Covid-19 nesse segmento populacional, consta da publicação preliminar “Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil (2012-2022)”.

Para capacitar profissionais de saúde e promover a ampliação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) à essa população, a Universidade Aberta do SUS está com matrículas abertas para a nova oferta do curso online População em Situação de Rua.

Oferecido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, a capacitação provoca o debate e a reflexão sobre aceitação da diferença e dos diferentes no SUS e instrumentalizando para acolhimento e cuidado dentro das suas especificidades. 

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular até o dia 12 de novembro 2023, pelo link.  O curso é autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é gratuito e certificado. Após a matrícula, o início é imediato.

Com carga horária de 45 horas, divididas em três unidades, a qualificação aborda temas como as principais características dessa população; o cuidado, acolhimento e técnicas de escuta junto à PSR; matriciamento; organização do serviço com baixa exigência e organização do processo de trabalho para o trabalho junto à População em Situação de Rua, entre outros assuntos. 

Lançado em 2021, essa é a quinta vez que o curso é oferecido e soma mais de 34,7 mil matrículas.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS