Curso

Matrículas abertas para cinco novas ofertas de cursos da UNA-SUS

Cursos sobre Sarampo, Hanseníase, Influenza, Coinfecção TB-HIV e Dengue voltam ao portal de ofertas.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados em ampliar os conhecimentos nas mais diversas temáticas da saúde já podem se inscrever em cinco novas ofertas de cursos UNA-SUS. As capacitações abordam os seguintes temas: Sarampo, Hanseníase, Influenza, Coinfecção TB-HIV e Dengue.

Os cursos são livres, gratuitos e certificados. As cargas horárias variam conforme o tema e cabem nas mais diversas rotinas e agendas. As matrículas podem ser realizadas até 18 de dezembro de 2020. Todas as ofertas têm início imediato. Confira:

Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

Para isso, aborda desde o papel do Serviço de Saúde e do profissional no controle do sarampo, com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e também de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV), até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Dengue

A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente. 

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Hanseníase

O objetivo é atuar no preparo dos profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Dessa maneira, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. É dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.

Para dinamizar o aprendizado, são utilizados casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da videoaula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos. 

Carga-horária: 45h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Voltado para profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial, a oferta tem como objetivo reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O conteúdo apresenta casos clínicos interativos com vídeos de especialistas comentando o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

Carga-horária: 6h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Coinfecção TB-HIV

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV/aids. Portanto, é necessário tratar as doenças de forma conjunta. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, lançou esse curso que fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, às pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Conheça também a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19 


Fonte: SE/UNA-SUS