Institucional

Mais de 1 milhão de trabalhadores já se cadastraram na UNA-SUS

O sistema UNA-SUS já está presente em mais de 99% do território brasileiro e alcançou mais de 2,7 milhões de matrículas realizadas.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS começou 2020 com uma ótima notícia: já são mais de 1 milhão de pessoas cadastradas no Acesso Único UNA-SUS | FIOCRUZ, que permite a autenticação com mesmo usuário e senha na maioria dos serviços oferecidos pelo Sistema UNA-SUS. Entre eles, o portal, permitindo visualização de matrículas e certificados.

Atualmente a UNA-SUS conta com cerca de 50 cursos autoinstrucionais com ofertas abertas e mais de 2,7 milhões de matrículas em 99,8% dos municípios brasileiros.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema UNA-SUS conta com uma Rede colaborativa formada atualmente por 34 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância gratuitamente.

De acordo com a secretária executiva da UNA-SUS e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, já são mais de 1.002.525 trabalhadores do SUS com acesso a formação continuada por meio de materiais pedagógicos produzidos pelas Instituições de Ensino Superior que compõem a Rede.  “Este é um esforço coletivo construído e consolidado ao longo desses 10 anos de atuação da UNA-SUS. Para nós, a marca de 1 milhão de profissionais cadastrados significa um reconhecimento da UNA-SUS como referência na formação para o SUS por parte dos trabalhadores”, comemora.

Além da Rede UNA-SUS, o Sistema conta com um Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), repositório digital público da UNA-SUS, no qual são disponibilizados materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso pela internet. Considerado hoje o maior acervo digital em saúde da América Latina, o ARES reúne milhares de recursos educacionais que versam sobre temáticas diferenciadas de livre acesso e reutilização, produzidos pelas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS.

Outro componente do Sistema é a Plataforma Arouca, banco de dados nacional do SUS, que concentra todos os dados dos cursos e suas ofertas. A ferramenta contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS e seus certificados educacionais. Por meio dessa ferramenta o aluno pode visualizar os cursos ofertados, filtrados conforme a profissão, o interesse e/ou região.

O estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, Davi Porfirio da Silva, de 19 anos, é aluno da UNA-SUS e conta sua experiência. “Eu acho magnífica a metodologia que os cursos são desenvolvidos no UNA-SUS, pois ao mesmo passo que deixa você livre para fazer os seus horários de estudos, prende o aluno no conteúdo abordado de forma leve e objetiva”, afirma. Para o estudante, o material dos cursos é muito claro e segue uma ordem lógica que favorece o estudo da temática e a reflexão. "Eu sou um fã da UNA-SUS!".

“Continuaremos trabalhando para que a Rede se fortaleça e que o Sistema UNA-SUS seja cada vez mais abrangente e acessível aos trabalhadores, especialmente nas áreas mais remotas do país, para que mais profissionais do SUS possam aprimorar sua formação com conteúdos aplicáveis ao seu dia a dia de trabalho, promovendo um atendimento de maior qualidade aos usuários do SUS”, finaliza Fabiana.

Conheça os cursos da UNA-SUS: https://www.unasus.gov.br/cursos/.