Institucional
Maio: mês recorde de ingressantes na UNA-SUS
Dentre os temas mais procurados estão Gestão Clínica, Saúde da Pessoa Idosa, Vigilância em Saúde e Saúde Mental.
Com 68 mil ingressantes novos no mês de maio, a UNA-SUS atingiu o marco de mais de 650 mil usuários cadastrados. Dentre os temas mais procurados estão Gestão Clínica, Saúde da Pessoa Idosa, Vigilância em Saúde e Saúde Mental. Cursos mais antigos como Hanseníase na Atenção Básica, Manejo da Coinfecção TB-HIV e Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica continuaram figurando entre os dez cursos mais acessados.
Veja abaixo os dez mais do mês de maio:
1. Gestão da Clínica na Atenção Básica
Com carga horário de 60h, o curso tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde para a oferta de um atendimento cada vez mais integral, qualificado e organizado nas unidades de saúde. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho.
2. Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I
Com carga horário de 55h, o curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior e tem como objetivo qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica. Para isso, a capacitação conta com cinco unidades: envelhecimento populacional, ações estratégicas, avaliação multidimensional, condições clínicas e trabalho em equipe. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho.
3. Análise De Situação De Saúde: Conceitos, Interpretação E Uso Dos Indicadores De Saúde
Com carga horário de 30h, o curso tem como objetivo compreender a análise de situação de problemas de saúde, incluindo a identificação de condicionantes e determinantes da saúde. A última oferta do curso fechou em maio, mas não se preocupe! Fique de olho em nosso portal para as próximas ofertas!
4. Uso Nocivo de Substâncias - Álcool
Com carga horário de 30h, a qualificação descreve os transtornos mentais mais prevalentes relacionados ao uso do álcool, padrões de consumo e efeitos no organismo, caracterizando as principais abordagens terapêuticas para a assistência ao usuário que faz uso nocivo da substância. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro.
5. Abordagem Familiar Na Atenção Domiciliar
Com carga horário de 30h, o curso tem como objetivo instrumentalizar os profissionais que atuam no Sistema de Saúde para desenvolver intervenções na Assistência Domiciliar entendendo a importância da família como fator. A última oferta do curso também fechou em maio, mas não se preocupe! Fique de olho em nosso portal para as próximas ofertas!
6. Hanseníase na Atenção Básica
Com carga horário de 45h, o curso tem como objetivo preparar profissionais de saúde para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Nesse contexto, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho.
7. Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV
Com carga horário de 60h, o curso visa fornecer subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Para isso, são abordados tanto os aspectos etiológicos, como psicossociais e clínicos da associação entre as doenças, além dos procedimentos operacionais e rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho.
Com carga horário de 45h, a capacitação traz a análise das dimensões que envolvem o cuidado em saúde bucal para a gestante. O curso é dividido em duas unidades: acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera e assistência à saúde bucal da gestante e da puérpera. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto.
9. Zika: Abordagem Clínica Na Atenção Básica
Com 45h de duração, o curso é dividido em quatro unidades que abordam os aspectos epidemiológicos, de promoção à saúde e prevenção, quadro clínico e abordagem de pacientes infectados. O capitulo três, por exemplo, foi integralmente dedicado aos cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da Zika e do recém-nascido com microcefalia. A última oferta do curso fechou em maio, mas não se preocupe! Fique de olho em nosso portal para as próximas ofertas!
10. Para Elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência
Com carga horário de 60h, o curso tem como objetivo oferecer subsídios aos profissionais sobre a organização da rede de atenção, a produção de conhecimento e de material científico e estratégias importantes para prover o cuidado à mulher da cidade, do campo e da floresta. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.