Curso

LOINC - Logical Observation Identifiers Names and Codes - é tema de nova oferta da UNA-SUS/UFG

Com carga horária de 10h, o curso tem o objetivo apresentar o LOINC e o seu uso para interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde, bem como a ferramenta RELMA.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde e demais interessados já podem se matricular no mais novo curso LOINC - Logical Observation Identifiers Names and Codes, ofertado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG).

Motivada pela importância de se utilizar um padrão de vocabulário para identificar informações clínicas em registros eletrônicos de saúde e atribuir valor “semântico” aos dados que serão interoperáveis entre diferentes Sistemas de Informação em Saúde (SIS), a oferta educacional aborda o LOINC (Identificadores, Nomes e Códigos de Observação Lógica), um banco de dados codificado e universal que oferece esta padronização. A codificação é utilizada para intercambiar dados por padrões de comunicação, como o HL7 (Health Level Seven), facilitando a troca desses dados, assim como a análise de informações clínicas e resultados de exames laboratoriais. 

A capacitação online, que integra o Programa Educacional em Saúde Digital da UFG, é gratuita, certificada e tem início imediato. As matrículas podem ser efetuadas até o dia 24 de abril de 2023, pelo link

Com carga horária de 10h, a oferta tem como objetivo apresentar o LOINC (Logical Observation Identifier Names and Codes) e o seu uso para interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde, bem como a ferramenta RELMA (Regenstrief LOINC Mapping Assistant) usada no mapeamento dos vocabulários para o LOINC.

A ideia é que ao fim do curso, os participantes sejam capazes de compreender a terminologia padronizada para identificação de medidas, observações e documentos de saúde (LOINC); Compreender o fluxo para apoio no mapeamento (RELMA); e realizar busca por códigos LOINC que representem medidas, observações e documentos de saúde. 

Para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e interessante, as videoaulas trabalham com infográficos, mapa mundi, fluxograma, quiz, podcast, questionários com feedbacks automatizados e material complementar. 

Serviço

LOINC - Logical Observation Identifiers Names and Codes

Carga horária: 10h

Público-alvo: Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.

Matrículas: até 24 de abril de 2022, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFG