Geral
Lançamento do Edital do Mestrado em Saúde da Família acontece em 29 de novembro
O curso é voltado a profissionais que atuam na APS e tem como objetivo fortalecer o SUS por meio da qualificação de trabalhadores de diferentes áreas.
O Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), programa público, gratuito e multiprofissional, anunciou a data de lançamento do edital de sua Turma 06: 29 de novembro de 2025. O curso é voltado a profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação de trabalhadores de diferentes áreas.
O programa é destinado a profissionais brasileiros ou estrangeiros que residam legalmente no país e possuam diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Podem se candidatar egressos das seguintes formações: Enfermagem, Medicina, Medicina (PMMB), Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Educação Física e Saúde Coletiva.
Critérios para as vagas multiprofissionais
Além da formação acadêmica, os candidatos às vagas multiprofissionais devem atuar profissionalmente na área de graduação e possuir vínculo ativo em serviço. É necessário estar vinculado a pelo menos uma das seguintes condições:
1. Docência, preceptoria ou tutoria em programas de instituições públicas de ensino superior ou órgãos públicos, tais como:
- Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC)
- Residência Multiprofissional em Saúde da Família
- Residência em Enfermagem em Saúde da Família
2. Exercício de cargo ou função de gestão (coordenação, gerência ou direção) na Estratégia Saúde da Família, na APS, na Vigilância ou em serviços diretamente relacionados à APS.
3. Atuação na Estratégia Saúde da Família (ESF), na APS ou em serviços com relação direta e contínua com a APS, tais como:
- Saúde Bucal
- ESF Ribeirinha ou Fluvial
- Atenção Básica à Saúde Indígena
- Consultório na Rua
- Equipes de Atenção Básica Prisional ou Equipes E-Multi
- Centros de Atenção Psicossocial
- Policlínicas vinculadas à APS
- Secretaria de Atenção Especializada (SAE)
- Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS)
- Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)
- Centros Especializados em Reabilitação (CER)
- Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
Vagas para médicos do PMMB
O edital também prevê vagas específicas para médicos atuantes no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Para se candidatar, é necessário:
- Ser brasileiro residente no país ou estrangeiro residente legalmente no Brasil.
- Possuir diploma de graduação em Medicina reconhecido pelo MEC.
- No caso de médicos intercambistas, ter diploma apostilado ou reconhecido conforme a Convenção da Apostila da Haia.
- Estar atuando ativamente no PMMB em uma das seguintes situações:
- Médico(a) com CRM e previsão de conclusão da especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC) até abril de 2026;
- Médico(a) com residência em MFC ou título da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC);
- Médico(a) intercambista com previsão de conclusão da especialização em MFC até abril de 2026.
Sobre o PROFSAÚDE
O PROFSAÚDE é um programa de pós-graduação stricto sensu aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2016. Sua criação foi proposta pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e conta com apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação como instituições financiadoras e demandantes.
O lançamento oficial do edital da Turma 06 ocorrerá no dia 29 de novembro de 2025. Para informações detalhadas sobre o processo seletivo, acesse: profsaude-abrasco.fiocruz.br