Geral

Já estão abertas as matrículas para o curso Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS

A capacitação aborda aspectos introdutórios da avaliação de tecnologias em saúde, incluindo a introdução aos conceitos de revisão sistemática.

- Claudia Bitencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a nova oferta do curso Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, integrante da Rede UNA-SUS.

Profissionais, estudantes da área da saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 29 de julho, pelo link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45181. O curso é autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito. O início é imediato.

Com carga horária de 20 horas, a capacitação propicia a compreensão do fluxo de incorporação de uma tecnologia no SUS e dos princípios básicos que sustentam uma incorporação: revisão sistemática de efetividade e segurança, análise de custo-efetividade e impacto orçamentário. O conteúdo é estruturado em forma de módulo único organizado em mapa de estudo, incluindo leituras, casos e atividades avaliativas.

O objetivo é habilitar profissionais da área da saúde sobre aspectos introdutórios da avaliação de tecnologias em saúde, incluindo a introdução aos conceitos de revisão sistemática, custo-efetividade e impacto orçamentário, além de tratar do processo de submissão de uma tecnologia para incorporação no SUS.

Para Jocilene Cristina da Silva, psicóloga de Belém/PA, que realizou o curso em 2019, a capacitação foi importante pois demonstrou que tecnologia não se restringe a processos de análises de sistemas, bancos de dados e soluções computacionais. É qualquer inovação com o intuito de melhorar a qualidade e logística dos insumos utilizados pelo Sistema Único de Saúde para melhor atender aos usuários dos serviços. “Sou Psicóloga, e Saúde como um bem estar biopsicossocial é um conceito de interesse da minha área. E conhecer melhor o aparato de criação e seleção de soluções tecnológicas que beneficiem os processos e consequentemente o usuário final é muito promissor é um alento. Os cidadãos usuários do SUS merecem”, afirmou.

Saindo do norte para o sudeste, a enfermeira Sheila Souza Cruz, de Vitória/ES conta que “A capacitação de gestores em saúde para o processo de incorporação de novas tecnologias no SUS foi fundamental, pois sabemos que para fazer escolhas sobre as melhores tecnologias em saúde para a população, aliando as necessidades dos pacientes é um desafio para um sistema de saúde. Tais decisões, precisam ter como base a ciência e o método científico, sendo assim realizada com integridade e imparcialidade. O curso colaborou para meu aprendizado e destacou a importância de das ATS levando-me a compreensão dos fluxos de incorporação de uma tecnologia no SUS, princípios de sustentabilidade, efetividade e segurança”. Para Sheila, tais objetivos foram alcançados. “A partir desta experiência posso desenvolver minhas atividades com segurança e condições técnicas nesta temática. Assim, poderei colaborar com a qualidade dos serviços de saúde frente as incorporações das novas tecnológicas. O curso foi muito bom, simples, rápido e com ótimo material de apoio a leitura. Gostei muito e contribui para meu crescimento profissional”, finalizou.

Conheça esse e outros cursos da UNA-SUS pelo site:https://www.unasus.gov.br/cursos/



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFCSPA