Geral

Instituto Oswaldo Cruz completa 121 anos

Em 25 de maio de 1900, nascia o então Instituto Soroterápico Municipal, imbuído da missão de produzir os primeiros soros e vacinas para enfrentar uma doença que assombrava o país: a peste bubônica.

- Ascom SE/UNA-SUS



Hoje, 121 anos depois, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com ações diversificadas, é referência nacional e internacional em diversos agravos, incluindo o novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, e constitui um complexo que gera conhecimento, produtos e serviços na área biomédica para atender as necessidades da saúde da população brasileira.

Para celebrar a data de fundação da Unidade, um evento virtual será realizado no próximo dia 02 de junho, às 14h. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube. A atividade integra as comemorações pelo aniversário do IOC e da Fundação.

Na ocasião, será realizada a cerimônia de transmissão de cargo do atual diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite (gestão 2017-2021), para a diretora eleita a partir de processo eleitoral, Tania Cremonini de Araújo-Jorge (gestão 2021-2025).