Geral

Inscrições abertas para a nova oferta de vigilância da UNA-SUS/UFMA

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA) lança, nessa segunda-feira (31), o curso online Organização das ações de imunizações no município. A oferta é uma ação do Ministério da Saúde e integra a formação na área de Vigilância, composta por 12 cursos voltados à temática.

 

O curso é destinado, prioritariamente, aos profissionais que atuam ou que possam vir a atuar nas ações de vigilância em saúde e atenção primária, especialmente na prevenção das doenças no âmbito – municipal e estadual - do Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo assim, demais interessados no tema também podem acessar o conteúdo.

As matrículas podem ser realizadas gratuitamente até o dia 30 de novembro, pelo site. O curso é autoinstrucional e tem início imediato.

 

Segundo a mestre em Saúde Pública e enfermeira responsável pelo conteúdo do curso, Ariane Bernardes, a iniciativa tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde sobre o processo de trabalho e organização das ações de imunizações no município.

“Esse trabalho envolve muitos aspectos, o que demanda constante aprendizado de diversos conteúdos. Acompanhar as atualizações do Programa Nacional de Imunização, por exemplo, é fundamental para subsidiar o planejamento, a execução e a avaliação das ações de imunização no município”, pontua a conteudista.

Nesse contexto, o curso foi desenvolvido a partir do reconhecimento da vacinação como uma das ferramentas para controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis, que impactam diretamente na situação epidemiológica do país.

“Os conteúdos abordados podem auxiliar os profissionais a reavaliarem o gerenciamento assistencial e técnico-administrativo de uma sala de vacinação, reconhecendo a importância das ferramentas de registro de vacinação como um instrumento de gestão que permite a adoção de estratégias para superação de resultados desfavoráveis”, destaca Ariane. 

Com carga horária de 30h, a oferta é dividida em três capítulos - de 10h cada - que abordam os seguintes temas: PNI, Vigilância em Saúde e a ação de vacinação no contexto da Atenção Primária; Vacinação: uma atividade da equipe da Atenção Básica; Planejamento, monitoramento e avaliação da atividade de vacinação.

Para facilitar o processo de aprendizagem são utilizados recursos educacionais como vídeos explicativos, análise de gráficos e reflexões do cotidiano profissional. “A ideia é que, ao final do curso, os alunos possam adotar, em sua rotina profissional, ações integradas entre a vigilância em saúde e atenção primária”, finaliza a conteudista.

Todos os materiais do curso estarão disponíveis no App Saite Store, que pode ser baixado na Google Play e Apple Store. Após realizado o download os materiais podem ser acessados sem uso da internet.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link www.unasus.gov.br/cursos

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UFMA