Geral

Inaugurada nova sede da ETSUS em Roraima

- Ascom SE/UNA-SUS



Após nove anos funcionando em um prédio provisório, a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Roraima (ETSUS/RR) ganhou sede própria na última quinta-feira, 3 de março. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Estado,  José de Anchieta, pelo vice, Chico Rodrigues e por representantes do Governo Estadual e também Federal, principalmente da área de Saúde.

O prédio foi construído com recurso de aproximadamente R$ 4 milhões e dispõe de estrutura moderna, de forma a promover cursos de aperfeiçoamento aos profissionais de saúde do Estado. A estrutura compreende uma área coberta de 2.540 m², com sete blocos.

Conta com laboratórios de nutrição, dietética, enfermagem, farmácia, esterilização, bioquímica, microbiologia, saúde bucal e informática, sete salas de aulas, auditório com capacidade para 220 pessoas, banheiros masculino e feminino, almoxarifado didático, pavilhão administrativo e área de convivência.

O governador, José de Anchieta, ressaltou a importância dos investimentos em capital intelectual e a possibilidade de formação profissional sem a necessidade de deslocamento para outros Estados.

“A ETSUS nunca deixou de cumprir seu papel legal e social na construção de uma saúde pública mais adequada aos anseios de nossa sociedade. Por ela já passaram várias pessoas que hoje estão atuando, contribuindo pela salvação de vidas, lidando com estes dons preciosos. É a única área em que, de forma alguma, pode haver erros. Por isso, a necessidade de um espaço maior para um aprendizado mais profundo da saúde”.


O vice-governador Chico Rodrigues também destacou os esforços do Governo na área de Saúde, citando o recém-inaugurado Hospital de Rorainópolis e o projeto de expansão do Hospital Rubens de Souza Bento, o Hospital Geral (HGR), que vai dispor de profissionais qualificados para atuarem com a saúde do Estado.

“O Governo do Estado, nos últimos anos, tem fortalecido a sua política de valorização do servidor da saúde. E esta escola de formação profissional tem contribuído também pela melhoria dos serviços de saúde. Poderíamos dispor dos melhores hospitais do mundo, com equipamentos de última geração. Mas sem profissionais qualificados, não alcançaríamos o resultado esperado. A ETSUS cumpre o seu papel com excelência”.

Escola de Saúde Pública - A solenidade também contou com a presença do coordenador geral de ações técnicas do Ministério da Saúde, Aldiney José Doreto, que anunciou também a proposta de transformação da unidade em Escola de Saúde Pública, em consonância com o Governo do Estado e com foco no ensino superior presencial e à distância.

“Esta escola faz parte de uma rede nacional de ensino técnico na área de saúde, que tem proporcionado mais qualidade aos profissionais da área. Com formação no ensino superior, a ETSUS de Roraima se transformará em Escola de Saúde Pública, que vai dispor de uma estrutura maior, principalmente de uma rede de fibra ótica, para as aulas de ensino a distância, onde os alunos de Roraima terão aulas com professores renomados de outros Estados”.

A Escola Técnica do SUS está entre as 36 unidades instaladas no país. Criada há nove anos, a escola de saúde é credenciada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e nos últimos quatro anos, já certificou 1.950 servidores, com cursos de 40 a 1.500 horas, com cursos técnicos, executados em dois anos e meio.

Em 2013 a escola concluiu seis turmas do curso de Técnico em Saúde Bucal, três turmas na capital e três no interior, e iniciou as três turmas do curso de Técnico em Hemoterapia, com carga horária de 1.500 horas, que deverão concluir a formação técnica, no primeiro semestre de 2015.

A diretora da ETSUS, Tânia Soares, destacou a importância do apoio dado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), que proporcionou a concretização do empreendimento. A nova sede era esperada por alunos e professores, ávidos por um espaço mais amplo que oferecesse mais qualidade no ensino da saúde.

“O apoio do Governo do Estado e da SESAU tem sido de grande importância. Impossível não reconhecer a dedicação dada à saúde pública em todo o Estado. Com este espaço próprio, vamos continuar formando profissionais capacitados, a fim de que dediquem suas vidas à salvação da vida de muitos”.

Fonte: Governo do Estado de Roraima