Institucional

Impacto do Mais Médicos poderá ser avaliado por meio de indicadores

Durante dois dias, os Ministérios da Saúde e da Educação, UNA-SUS e Fiocruz estiveram reunidos para levantar dados relevantes para a avaliação de impacto do Programa.

- Ascom SE/UNA-SUS



Nessa terça e quarta-feira (31/7 e 1/8), representantes da UNA-SUS, Fiocruz, dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) se reuniram em Brasília para a Oficina Painel de indicadores do Programa Mais Médicos para o Brasil. O objetivo do encontro é proporcionar o levantamento de informações nos diferentes níveis gerenciais do Programa, em forma de indicadores que possibilitem medir o impacto da iniciativa nas áreas da saúde - no atendimento à população, e na educação - tendo em vista que os profissionais envolvidos no Mais Médicos realizam especializações para ofertar o melhor atendimento possível à população.


A abertura do evento contou com a presença do Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e Secretário Executivo da UNA-SUS, Manoel Barral-Netto; do diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS/MS), Denilson Campello e da Coordenadora Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do MEC, Bruna Castro.

Barral elogiou o esforço dos dois Ministérios em construir essa pauta em conjunto, e ressaltou que acompanhar o desenvolvimento do Programa é importante para aperfeiçoá-lo. “É preciso pensar na educação continuada não só em termos de conhecimento técnico do profissional participante, mas como instrumento para mudança nas práticas de saúde”. Nesse sentido, Campello destacou que o Mais Médicos como uma conquista para o povo brasileiro. “Iremos trabalhar para que o Programa atinja também os objetivos de formação em saúde”. Para Castro, a análise desses indicadores será essencial para avaliar o impacto do Programa nas duas áreas.


Para construir os indicadores de saúde, o grupo de trabalho poderá utilizar como modelo Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (PROADESS/ICICT/Fiocruz), que tem como objetivo contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, ao produzir subsídios para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e disseminar informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos. A apresentação foi realizada por Josué Laguardia.

Outra iniciativa do ICICT que será fundamental para trabalhar os bancos e visualização dos dados dos indicadores é a Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde, que foi apresentada por Marcel Pedroso.

Após a abertura e palestras iniciais, foi apresentada a metodologia de trabalho e divisão dos seis grupos compostos por técnicos do MS e do MEC que irão definir quais indicadores serão avaliados, bem como os meios de coleta dessas informações. A meta é que, em breve, os dados estejam disponíveis em um site de livre acesso, que irá apresentar a análise de forma dinâmica.



Fonte: SE/UNA-SUS