Geral

Homenagem ao colega Antonio Ivo de Carvalho

Protagonista na história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e do movimento da Reforma Sanitária, Antonio Ivo de Carvalho faleceu na quinta-feira (10/6).

- Ascom SE/UNA-SUS



A Fiocruz Brasília recebe com grande pesar a notícia do falecimento do querido colega Antonio Ivo de Carvalho, que, atualmente, exercia a coordenação do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Graduado em medicina e especializado em saúde pública, recebeu o título de mestre, em 1994, com um trabalho sobre os Conselhos de Saúde no Brasil.

A atuação em defesa da democracia, da participação social e dos demais princípios do SUS sempre foi sua marca, assim como o trabalho na formação de gestores para o SUS, tendo sido um bravo colaborador na implantação da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

Um dos maiores motivadores da experiência de construção da Escola, Antonio privilegiava a formação de quadros nas três esferas de governo do SUS, e foi o responsável pela criação da primeira tutoria de EAD descentralizada, quando a Fiocruz Brasília ainda ocupava sua antiga sede, na 510 Norte (Núcleo Federal de Ensino).

Antonio Ivo foi pesquisador e professor na área de Políticas e Gestão em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), onde ocupou o cargo de diretor de 2005 a 2013.

Neste momento de grave crise sanitária e social, em que urge fortalecer as bases e lutas históricas do SUS e da Reforma Sanitária, perdemos um importante protagonista e militante de grande parte desse processo recente. Suas ações e reflexões esperançosas, porém conscientes dos dilemas de nosso sistema de saúde, muito nos farão falta. Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e a toda a comunidade Fiocruz.