Curso

Hemograma, Anemia e Linfadenopatia é tema de curso da UNA-SUS

O curso promove o reconhecimento das características básicas dos elementos figurados do sangue e do tecido linfático na identificação de sinais e sintomas que configuram em patologias hematológicas e de tecidos linfáticos.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a nova turma do curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), participante da Rede UNA-SUS.

Profissionais e estudantes da área da saúde podem se matricular até 26 de junho de 2019, pelo link.

Com carga horária de 30 horas, divididas em sete unidades, o curso oferece instrumentos e estratégias para a aplicabilidade da avaliação clínica hematológica e de linfadenopatias na atenção básica na perspectiva do atendimento integral e resolutivo, o que evidencia o diferencial do curso para a formação permanente dos profissionais de saúde.

O curso promove o reconhecimento das características básicas dos elementos figurados do sangue e do tecido linfático na identificação de sinais e sintomas que configuram em patologias hematológicas e de tecidos linfáticos. De acordo com a vice coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA, Adriana Paz, os conhecimentos adquiridos no curso poderão refletir na resolutividade das demandas geradas na atenção básica que exige ações e encaminhamentos os profissionais de saúde no que tange aos problemas de saúde dos sistemas hematológico e linfático. “Na medida em que os profissionais de saúde reconheçam essas doenças possibilita a integralidade do cuidado como meio de acompanhamento do tratamento do usuário pela equipe de saúde nos diversos cenários de cuidado”, afirma.

Deste modo, o conhecimento gerado para a prática profissional poderá contribuir com a gestão para a redução do quantitativo de usuários em transferência para os demais níveis de atenção à saúde, de eventos adversos do cuidado e dos recursos financeiros, assim como, ampliar os vínculos do usuário e equipe para estabelecer um cuidado integral e humanizado trazendo impactos relevantes para saúde em seus diversos aspectos para a sociedade brasileira.

“O curso oferece as evidências para a prática profissional promovendo a qualidade do cuidado, de modo a ampliar a resolutividade e agilidade da atenção em unidades de saúde”, finaliza a professora.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.