Curso

Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar é tema de novo curso da UNA-SUS/UFCSPA

Com carga horária de 30h, o curso traça as diferentes fases do enfrentamento de doenças acompanhadas em domicílio e instrumentaliza a equipe de saúde para o desenvolvimento de plano multiprofissional de assistência domiciliar.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso de Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS.

Profissionais de saúde e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o tema podem se matricular até 3 de junho, pelo link. Como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é gratuito e o início imediato.

Segundo a conteudista revisora da capacitação, Alísia Helena Weis, os conhecimentos providos permitirão aos profissionais de saúde organizar, sistematizar e aperfeiçoar a atenção domiciliar para captar melhor as demandas dos usuários e oferecer respostas mais adequadas às necessidades e problemas identificados.

“O curso possibilitará, ao profissional de saúde, aprendizado teórico adequado para a reprodução em seu ambiente de trabalho sobre conceitos, necessidades, ferramentas de gestão, organização, manejo clínico e registros”, explica.

Com carga horária de 30h e dividido em 5 capítulos, o curso apresenta o conceito de cuidado e as competências profissionais na esfera do cuidado; a importância do reconhecimento antecipatório das necessidades de cuidado; ferramentas de realização da Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar; e a importância e o papel da discussão de caso em equipe na gestão do cuidado domiciliar.

A partir da abordagem centrada na pessoa como ferramenta de sistematização do cuidado domiciliar, a capacitação traça as diferentes fases do enfrentamento de doenças vividas pelo paciente e sua família, e instrumentaliza a equipe de saúde para o desenvolvimento de um plano multiprofissional de assistência domiciliar.

“O diferencial do curso é que ele traz a lógica do cuidado centrado no paciente como ponto central da abordagem e propõe a reorganização do processo de trabalho dos profissionais de saúde, ampliando o olhar e as práticas em saúde no domicílio”, enfatiza a conteudista.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos

Conheça também a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: www.unasus.gov.br/especial/covid19