Curso

Gestão da Clínica na Atenção Básica é foco do novo curso UNA-SUS/UFCSPA

Novo curso da UNA-SUS/UFCSPA voltado para Profissionais da Atenção Básica à Saúde e demais interessados pelo tema.

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS/UFCSPA, integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), acaba de lançar um novo curso voltado para Profissionais da Atenção Básica à Saúde e demais interessados pelo tema.  Gratuito, a distância e totalmente autoinstrucional, o curso Gestão da Clínica na Atenção Básica tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde para a oferta de um atendimento cada vez mais integral, qualificado e organizado nas unidades de saúde.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho de 2018, pelo link.

"Neste curso, os profissionais irão aprimorar seus conhecimentos sobre como organizar o atendimento aos usuários, tanto de forma individual como em família. Irão estudar ferramentas que objetivam otimizar a atenção de saúde e poderão aplicá-las em sua comunidade, possibilitando uma visão mais abrangente da gestão da demanda em sua unidade", afirma Aline Corrêa de Souza, Coordenadora UNA-SUS/UFCSPA.

Com carga horária de 60h, o curso está organizado em 4 unidades: Gestão da Clínica, Gestão do acesso na Atenção Básica, Gestão do Cuidado – Abordagem Individual e Gestão do Cuidado – Abordagem Familiar.

A médica de família e comunidade e autora do curso, Carmen Daudt, explica que “os conteúdos trabalhados trazem conceitos fundamentais para a ampliação do olhar do profissional de saúde sobre o indivíduo, a família e também subsídios para uma melhor organização do processo de trabalho e resolução dos problemas na Atenção Básica”.

Assim, o aluno é preparado para compreender a Gestão da Clínica na Atenção Básica em seus diferentes aspectos, através de uma percepção de apoio integral à comunidade de acordo com as necessidades e demandas do território.

O curso pretende proporcionar ferramentas para uma melhor abordagem e gestão das necessidades em saúde das pessoas atendidas, de forma qualificada, individual e familiar, buscando não sobrecarregar a equipe multiprofissional, em situações onde a pressão assistencial e necessidade de gestão do tempo são uma realidade”, declara Carmen Daudt.

Para a certificação ao final do curso, é necessário o estudo das 4 unidades e a realização das respectivas atividades avaliativas com nota média maior ou igual a 70.