Institucional

Formação profissional e o direito à saúde é tema da 28ª Reunião da Rede UNA-SUS

Evento ocorre de 9 a 12 de novembro e foi organizado pela UNA-SUS/UFPI.

- Ascom SE/UNA-SUS



A 28ª Reunião da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) começou nesta terça-feira, 9 de novembro de 2021.  Sob o tema Formação Profissional e o Direito à Saúde: Evidência Científica e a Qualidade da Prática, o evento será realizado até o dia 12 de novembro e reunirá todas as Instituições de Ensino Superior que integram a Rede UNA-SUS. O objetivo é fortalecer as trocas e enriquecer a experiência dos
participantes. 

O encontro contará com conferências, mesas de discussões, oficinas, premiações, lançamento de livro e a apresentação de mais de 40 trabalhos de experiências exitosas.

O encontro foi organizado pela Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI), em parceria com a  Universidade Federal do Amazonas (UNA-SUS/UFAM), Universidade Federal da Bahia (UNA-SUS/UFBA), Universidade Estadual do Amazonas (UNA-SUS/UEA) e Universidade de Brasília (UNA-SUS/UnB) e Secretaria Executiva.

A abertura do evento contou com a presença de diversos atores da Rede UNA-SUS e parceiros da área da Saúde. O Magnífico Reitor da UFPI, Dr. Gildásio Guedes Fernandes contou que teve a oportunidade de apoiar na criação e fortalecimento da UNA-SUS/UFPI, juntamente com a coordenadora da UNA-SUS na IES, professora Lis Marinho. Ressaltou a importância do SUS e o reforço do tema O SUS e o direito à saúde para todos, mas principalmente para aqueles que possuem dificuldades financeiras e de acesso aos planos de saúde.

A Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, reiterou a saúde como direito de todos. “Reconhecemos, como previsto na constituição e no ato de criação do SUS, a saúde como direito de todos e a saúde como democracia. Aqui mais uma vez, nós reiteramos que a UNA-SUS ao longo dos 10 anos vem trabalhando para expandir as suas ações”, afirmou. “A UNA-SUS está presente em todos os municípios do Brasil, graças ao trabalho das Instituições de Ensino Superior que integram a Rede”, disse.

Para Fabiana, o encontro é uma oportunidade para debater sobre a qualidade dos processos formativos e o uso cada vez mais adequado das tecnologias educacionais adotadas, além de reconhecer o papel das universidades na formação dos profissionais de saúde, reconhecer a importância da ciência baseada em evidência. “Que seja um espaço para refletirmos o antes da qualificação, o depois, e os efeitos para transformar os diversos contextos de atuação em atenção à saúde em todo território nacional”.

De acordo com a secretária, os números de mais de 450 inscritos no evento e 40 trabalhos que serão apresentados revelam o grande êxito do trabalho realizado pela anfitriã do evento.

A abertura contou também com a apresentação do cantor e compositor Vagner Ribeiro. “O sentido da Rede UNA-SUS é como uma ciranda de afetos, uma ciranda que nesse momento ainda precisa ser virtual, mas que não menos afetuosa e enriquecedora em termos de trocas que a gente venha fazer para seguirmos não só discutindo o presente e o futuro da educação, mas também a sua importância para o fortalecimento da saúde pública no nosso país”, pontuou.

Para Bernardino Vitoy, representante da diretora da OPAS, o encontro é um momento muito importante para reconhecermos o valor do SUS tem perante a população. “Passamos por um processo de dois anos de desgaste de uma situação jamais vivenciada por nós, e pelo nosso sistema, que têm dado resposta às necessidades da população com um grande poder de adaptação”, referindo-se à pandemia. “Sabemos que por trás de um sistema de saúde como o SUS, existe uma Rede de instituições de formação profissional, que reúne na sua composição as maiores universidades públicas do nosso país”, ressaltou.

A Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC/Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, representou a presidente da Fundação, Nísia Trindade afirmou que para a Fiocruz, é uma imensa honra fazer parte da Rede. “Estamos em um momento delicado de pandemia e as universidades têm um papel fundamental para dar resposta às necessidades da sociedade”, afirmou.

Para a coordenadora da UNA-SUS/UFPI, Lis Marinho, anfitriã do evento, este foi um dia histórico para a Instituição, que entrou na Rede UNA-SUS em 2015, após edital de chamamento público. A professora conta que sempre sonhou em fazer parte do Sistema. “O que nos provocou tanto interesse em participar da UNA-SUS foi a capacidade da Rede”, ressaltou. “A UNA-SUS/UFPI sempre trabalhou com poucos recursos, mas com uma equipe incansável e dedicada. Que possamos contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento em saúde do nosso país”, afirmou.

A Conferência Magistral teve como tema “o SUS e o Direito À Saúde”, foi ministrada pelo médico e sanitarista da UFMG Ulysses Panisset. Em seu discurso, fez uma retrospectiva da sua participação na construção coletiva do SUS.

"Há muito por construir se queremos pensar no SUS como direito de todos. O SUS é uma realidade em construção permanente porque tem que acompanhar a evolução, dinâmicas, emergências e transformações da sociedade brasileira. Aí entra a UNA-SUS, permitindo absorver as inovações e conhecimentos novos de acordo com a melhor evidência disponível global, nacional e localmente", afirmou.

O sanitarista também comentou a apresentação do professor Vagner Ribeiro: “Nos traz aqui também essa riqueza da diversidade cultural do Brasil e nos lembra que para nós todos, a cultura é a chave para o diálogo de todos nós brasileiros nos desafios enormes que o nosso país enfrenta.”

As atividades do dia foram encerradas com a fala do pesquisar da Fiocruz, assessor e ex-secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos. “É um prazer que nós, após 27 reuniões, possamos continuar juntos nessa construção do SUS, fortalecendo este aparato educacional e refletindo sobre a nossa responsabilidade com os trabalhadores da saúde”, declarou.

A abertura do evento também contou com a participação do Vice Reitor da UFPI, Dr Viriato Campelo; Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos; Coordenador Nacional da RUTE, Dr Luis Ary Messina; Coordenador do NUEPES, Dr Francisco Meton Marques; Pró-Reitora de Extensão, Dra Debora Dettman; Ricardo Ghelman, representante da OPAS e da Bireme; o Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, Francisco Nascimento; a senadora Eliane Nogueira; diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, Arquimedes Cardoso, dentre outros convidados.

A cerimônia foi transmitida pelo canal da UNA-SUS/UFPI no YouTube.



Fonte: SE/UNA-SUS