Geral
Fonoaudiologia premiada em Congresso Brasileiro
O evento premiou experiências exitosas da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde (SUS).
Alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), participaram do 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e o 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, realizado no período de 3 a 6 de outubro, no Rio de Janeiro.
O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e aconteceu no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca e contou com mais de 500 palestrantes especialistas do Brasil e do exterior, discutindo temas essenciais da atualidade na área de fonoaudiologia.
Neste evento, a SBFa, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, premiou experiências exitosas da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Curso de Fonoaudiologia da FOB-USP foi vencedor com o trabalho intitulado: “Acolhimento, Qualificação e Reorganização da Demanda Reprimida em Saúde Auditiva”, com o Prêmio Saúde Coletiva 2023 “Serviços públicos e Fonoaudiologia: para além das fronteiras”.
O trabalho foi realizado no município de Agudos (SP), nos dias 16 de maio; 13 e 27 de junho de 2023. Esta iniciativa teve como objetivo qualificar a demanda reprimida de 400 usuários que, naquele momento, aguardavam vaga para avaliação audiológica.
A ação em questão foi conduzida com a supervisão da professora doutora Edinalva Neves Nascimento (professora responsável pela disciplina de Saúde Coletiva V-2023) e a professora doutora Deborah Viviane Ferrari (Coordenadora do Serviço de Saúde Auditiva) com auxílio das fonoaudiólogas doutora Ariadnes Nobrega de Oliveira, mestra Gessyka Gomes Marcandal e doutora Raquel Sampaio Agostinho, além de alunos do 4º ano de Fonoaudiologia e por profissionais da Central de Regulação de Vagas de Agudos (SP) e da Unidade de Saúde Vereador Michel Ayub, do mesmo município.
Para tal, foi realizada a triagem auditiva, com um protocolo composto por diferentes etapas, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em três dias, esta ação permitiu dar visibilidade e assistir 248 usuários que aguardavam a avaliação audiológica, diminuindo, assim, a fila de espera para o serviço especializado em audiologia em cerca de 8 anos.
Informamos abaixo os demais prêmios obtidos pela comitiva da FOB-USP:
1º Lugar Campanha – Departamento de Linguagem
Título: “Afasia: quebrando o silêncio”.
Responsável: Profa. Dra. Magali de Lourdes Caldana e Caetano Schmidt Gundlach Knop.
3º Lugar Campanha – Departamento de Voz
Título: Campanha Amigos da Voz FOB-USP 2023 – “Voz: Conexão sem fronteiras”.
Responsável: Profa. Dra. Lidia Cristina da Silva Teles.
Excelência em Fonoaudiologia
Nome do trabalho: “Protocolo de avaliação miofuncional orofacial MBGR – versão reduzida”.
Autores: Asenate de Matos Soares Pereira, Katia Flores Genaro, Paola Pereira Leite e Giedre Berretin.
Menção Honrosa
Nome do trabalho: “Análise do treinamento musical utilizado na reabilitação de crianças usuárias de IC: uma revisão sistemática”.
Autores: Paula Martins Said, Lilian Cassia Bornia Jacob, Luciana Castilho Razabone, Alice Andrade Amorim, Alexandre Lehmann, Eliene Silva Araujo e Katia de Freitas Alvarenga.
Menção Honrosa
Nome do trabalho: “Conectando mães e cuidados auditivos: avaliação da usabilidade e satisfação do Aplicativo EI – Escuta Infantil”.
Autores: Thais Lenharo Saters, Alice Andrade Amorim, Lilian Cassia Bornia Jacob, Katia de Freitas Alvarenga e Eliene Silva Araujo.
Menção Honrosa
Nome do trabalho: “Normatização da escala de desenvolvimento mental Griffiths III para a realidade brasileira”.
Autores: Amanda Tragueta Ferreira Vasques e Dionísia Aparecida Cusin Lamônica.
Menção Honrosa
Nome do trabalho: “Protocolo MMBGR – Lactentes e pré-escolares: exame clínico Miofuncional Orofacial – acurácia diagnóstica em pré-escolares”.
Autores: Anna Luiza dos Santos Matos, Giedre Berretin, Katia Flores Genaro, Ikaro Daniel de Carvalho Barreto, Ricardo Queiroz Gurgel e Andrea Monteiro Correia Medeiros.
Menção Honrosa
Nome do trabalho: “A jornada do paciente com apneia obstrutiva do sono: contribuições para a prática clínica centrada na pessoa”.
Autores: Gabriele Ramos de Luccas, Patricia Danieli Campos, Deborah Viviane Ferrari e Giedre Berretin.
Jornalista: Marianne Ramalho