Curso
Fiocruz Pernambuco abre matrículas para curso Atenção Integral às Crianças com Alterações do Crescimento e Desenvolvimento, relacionadas às Infecções Zika e STORCH
O objetivo é qualificar os profissionais de saúde no desenvolvimento de estratégias de acompanhamento e encaminhamento das crianças afetadas pela síndrome congênita.
Profissionais de saúde interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre alterações no desenvolvimento infantil causadas por Zika e STORCH já podem se matricular no curso “Atenção Integral às Crianças com Alterações do Crescimento e Desenvolvimento, relacionadas às Infecções Zika e STORCH”. A oferta é do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), integrante da Rede UNA-SUS.
O público-alvo é destinado aos profissionais de saúde, estudantes e demais interessados no tema, que podem se matricular até o dia 26 de dezembro de 2025, pelo site. O curso é online, autoinstrucional e tem início imediato. Esta é a segunda oferta do curso, que, lançado em 2019, soma mais de 31 mil matrículas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome congênita do Zika (SCZ), engloba casos de microcefalia e/ou outras alterações do Sistema Nervoso Central associados à infecção pelo vírus. As consequências associadas a essa síndrome apresentam padrões diferenciados de manifestações clínicas, interferindo de forma diversa no crescimento e desenvolvimento dessas crianças.
O curso visa qualificar os profissionais de saúde no desenvolvimento de estratégias de acompanhamento e encaminhamento das crianças afetadas pela síndrome congênita, em casos de alterações no curso de desenvolvimento motor. Os conteúdos também trazem os protocolos vigentes de orientação às famílias e cuidadores.
Com carga horária de 30h, a capacitação também apresenta o contexto epidemiológico do Zika e STORCH e trata do desenvolvimento infantil a partir da perspectiva do cuidado integral na Estratégia Saúde da Família (ESF), incluindo avaliação neuropsicomotora e estratégias de orientação e seguimento na perspectiva da ESF.
Para dinamizar o conhecimento, o curso conta com recursos educacionais como vídeos com especialistas sobre o tema, infográficos sobre o desenvolvimento infantil, textos de apoio produzidos a partir de documentos do Ministério da Saúde, bibliotecas virtuais e casos clínicos com acompanhamento de rotina serão utilizados ao longo do curso.
Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos