Institucional

Fiocruz Mato Grosso do Sul e  UNICEF realizam webinário do curso de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial de adolescente e jovens

O evento tem como tema as potencialidades e desafios do protagonismo juvenil na adolescência e juventude.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Fiocruz Mato Grosso do Sul e o UNICEF realizam o segundo webinário do curso de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial de adolescente e jovens nesta quinta-feira, às 9h. O evento aborda tema sobre potencialidades e desafios do protagonismo juvenil na adolescência e juventude e será transmitido pelo Youtube.

A adolescência e a juventude são fases da vida repletas de potencialidades e desafios. Durante esses períodos, os jovens experimentam transformações físicas, emocionais e psicológicas significativas, o que resulta em uma busca por identidade e autonomia. O reconhecimento do "ser adolescente" tem sido uma construção histórica na nossa sociedade e deve ser compreendido em sua singularidade, considerando os diferentes valores culturais, religiosos e sociais que o atravessam, bem como as questões contemporâneas que afetam essa geração.

Pensando nesse contexto é fundamental pensar em ações que atendam às necessidades desses jovens e adolescentes de forma coletiva e participativa. Isso implica envolver diferentes atores sociais, como família, escola, comunidade e governo, para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento saudável e ao pleno potencial dos jovens.

“Um dos desafios é garantir que os adolescentes tenham acesso à educação de qualidade, que os prepare para os desafios do mundo contemporâneo e promova o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Além disso, é importante oferecer oportunidades de participação ativa na sociedade, como programas de liderança juvenil, espaços de diálogo e engajamento cívico”, afirma a médica e palestrante do webinário Eloisa Grossman.

A saúde mental dos jovens também deve ser uma preocupação central. A adolescência é uma fase em que podem surgir transtornos mentais e emocionais, sendo essencial garantir o acesso a serviços de saúde mental e apoio psicossocial adequados. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% dos jovens em todo o mundo enfrentam problemas de saúde mental. Além disso, estima-se que metade dos transtornos mentais se desenvolvem até os 14 anos de idade e 75% até os 24 anos.

“É preciso também criar oportunidades para que os jovens possam desenvolver suas habilidades e talentos, seja no campo da arte, cultura, esporte ou empreendedorismo. Investir em programas de capacitação e incentivar a criatividade e a inovação contribui para a formação de cidadãos ativos e preparados para os desafios do futuro”, afirma a pediatra Viviane M. Castello Branco, que também fará palestra nesse webinário.

No entanto, para que essas ações sejam efetivas, é necessário que sejam pautadas por uma escuta atenta e genuína dos jovens, levando em consideração suas demandas e perspectivas. Os adolescentes devem ser vistos como agentes de mudança e terem suas vozes ouvidas e valorizadas em todas as esferas da sociedade. De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, em 2018, que analisou a eficácia de intervenções de saúde mental em adolescentes, ficou evidenciado que abordagens participativas, que envolvem a participação ativa dos jovens na tomada de decisões, são mais efetivas na promoção da saúde mental e no bem-estar dos adolescentes.

A pesquisa concluiu que programas que incluem a participação dos jovens, seja por meio de grupos de discussão, conselhos consultivos ou outras formas de envolvimento, mostraram resultados mais positivos. Essas abordagens promovem uma maior compreensão das necessidades e perspectivas dos adolescentes, permitindo a adaptação das intervenções de saúde mental para atender às suas demandas específicas.

“Reconhecer a adolescência e a juventude como fases importantes da vida e construir ações coletivas e participativas para atender às suas necessidades é essencial para promover um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todos. O investimento no desenvolvimento pleno dos jovens é um investimento no desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.”, finaliza Silvia Moraes, Coordenadora do Curso de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial de adolescente e jovens.

Serviço:

2º Webinário do Curso de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial de adolescente e jovens.

Tema: Potencialidades e desafios do protagonismo juvenil na adolescência e juventude.

Horário: 9h horário de Brasília.

Link do Webinário: https://www.youtube.com/watch?v=hjt5DIhCLhM.





Fonte: Fiocruz Mato Grosso do Sul