Curso

Fiocruz Mato Grosso do Sul e UNA-SUS lançam curso Planejamento em Saúde

Os conteúdos abordam as legislações aplicáveis ao planejamento em saúde, apresentam métodos e ferramentas para montar um planejamento, como aplicá-lo no espaço dos serviços de saúde.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso Planejamento em Saúde, oferecido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo é proporcionar a compreensão do planejamento em saúde como uma ação social transformadora, por meio de uma abordagem teórica e conceitual sobre o processo de planejamento, os métodos e ferramentas a serem utilizados, e as diferentes dimensões e etapas que envolvem esse processo, tendo como perspectiva o trabalho das equipes da Atenção Primária em Saúde. 

Profissionais da saúde, acadêmicos em formação na área de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 31 de dezembro de 2020, pelo site. O curso é online, autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuito!

Com carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, os conteúdos abordam as legislações aplicáveis ao planejamento em saúde, apresentam métodos e ferramentas para montar um planejamento, como aplicá-lo no espaço dos serviços de saúde. Ao final, é apresentada uma situação problema, na qual o aluno poderá refletir na prática sobre a aplicabilidade do plano.

De acordo com a coordenadora do curso, Leika Geniole, os conteúdos irão subsidiar o trabalho das equipes de saúde para resolver os principais problemas da comunidade. “A equipe de saúde da família que utiliza o planejamento como ferramenta de trabalho tem maiores chances de desenvolver um trabalho mais resolutivo, assim como terá parâmetros para avaliar os resultados alcançados”, afirma.



Fonte: SE/UNA-SUS