Geral

Fiocruz debate pandemia, vacina e futuro da ciência na SNCT 2021

Fundação terá programações ao vivo e on-line no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que, em 2021, apresenta o tema: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

- Ascom SE/UNA-SUS



Durante os dias 4 e 8 de outubro, a Fiocruz terá programações ao vivo, totalmente on-line, no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema da edição deste ano é A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, mas, na Fundação, também vão ocorrer atividades que pautam o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a produção e distribuição de vacinas, a preservação do ambiente e a promoção da saúde.

Já são quase 100 programações ao vivo propostas por diversas unidades da Fiocruz. Serão painéis temáticos, palestras, atividades culturais e papos virtuais no canal do YouTube. O Canal Saúde também vai preparar uma programação especial para a Semana. Além de atividades abertas ao público, a programação apresenta jogos e oficinas realizados em salas fechadas no Zoom. Nesse caso, como serão competições e atividades de formação, é necessário fazer inscrição prévia na atividade até um dia antes. Toda a programação está disponível no site do evento.

Foco em pandemia e vacinas 

O papo virtual Biodiversidades e Saúde Silvestre em Tempos de Pandemia, que será transmitido na segunda-feira (4/10), e Aprendizados com a Campanha Covid-19 - Jovem que se cuida quer viver, veiculado na sexta-feira (8/10), são exemplos de programações que abordam a temática da pandemia. Já no tema vacinação, Fiocruz Amazônia, Fiocruz Bahia e Fiocruz Mato Grosso do Sul participarão de entrevistas, papos virtuais e painéis para debater a temática. E o Museu da Vida ainda vai trazer dois quizes sobre o assunto ao longo da semana.

O acesso a informações de saúde também será debatido na SNCT 2021. A Fiocruz Minas, por exemplo, traz a oficina Fato ou Fake? Aumente sua probabilidade de descobrir!, com o objetivo de esclarecer alguns conceitos estatísticos básicos para entender gráficos e medidas. Assim, busca-se “tonar o indivíduo capaz de fazer uma análise crítica, julgando com mais fundamento a veracidade e a adequação das interpretações feitas”, dizem os proponentes.

Já a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz vai fazer um papo virtual, na terça-feira (5/10), com professores premiados durante a 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Com o tema Educar na Pandemia: plantando ideias, formando cidadãos, a Olimpíada reafirma seu compromisso com a educação de qualidade para todos no centenário de Paulo Freire. E no contexto de uma educação para além do ensino bancário, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) vai promover uma oficina para profissionais da ciência, tecnologia e educação sobre a rede social TikTok, chamada Ensinando TikTok para Cientistas e Educadores.

Por um planeta melhor

O tema da SNCT 2021 destaca o planeta Terra como centro das discussões sobre ciência e tecnologia. Afinal, os investimentos devem visar uma melhoria na nossa qualidade de vida – e várias programações da Semana irão debater o futuro. Por isso, questões sobre desafios do Brasil, investimento público em pesquisa, combate às desigualdades de gênero e raça estarão em debate, pensando em “esculpir jovens pesquisadores” e “inspirar futuras cientistas”.