Institucional

Fiocruz coordena estudo nacional sobre egressos de residências em saúde

Todos os especialistas que tenham concluído um programa de residência no Brasil estão convidados a responder o questionário eletrônico, o que leva cerca de 10 minutos.

- Ascom SE/UNA-SUS



O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está apoiando a realização de pesquisa nacional com egressos de residências em saúde, realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Intitulada “Concluintes e egressos como fontes de dados para avaliação de programas de residência”, a pesquisa coordenada pela Prof. Adriana Cavalcanti objetiva analisar experiências e percepções de concluintes e egressos sobre a residência e suas consequências para o trabalho em saúde. Também investiga necessidades de informação oriunda de concluintes e egressos para avaliação e aprimoramento da oferta de programas. O projeto foi aprovado por comitê de ética em pesquisa da Fiocruz em outubro de 2022.

Mais informações na página: https://especialistasemsaúde.icict.fiocruz.br.

Dados quantitativos estão sendo coletados por meio de formulário eletrônico autoaplicável, respondido por egressos de residências médicas ou em área profissional de saúde.

Todos os especialistas que tenham concluído um programa de residência no Brasil estão convidados a responder o questionário eletrônico, o que leva cerca de 10 minutos. As questões abordadas no formulário incluem temáticas como: atuação do especialista no estado em que se formou, mudança de especialidade, carga de trabalho, satisfação profissional, percepções sobre qualidade de vida e trabalho, oportunidades de aprendizagem propiciadas pela residência e preparação para o mundo do trabalho.

Informações adicionais e acesso ao questionário eletrônico estão disponíveis no site: https://especialistasemsaude.icict.fiocruz.br/.

Visite também o Instagram do projeto.

E-mail de contato: especialistasemsaude@gmail.com

Pesquisas anteriores do ICICT sobre residências estão disponíveis nas páginas: https://preceptores.icict.fiocruz.br e https://residencias.icict.fiocruz.br.



Fonte: ICICT/Fiocruz