Geral
Fiocruz Brasília debate Acordo sobre Pandemias da OMS
Iniciativa aborda as implicações do novo acordo internacional para as políticas públicas de saúde no Brasil.
A Fiocruz Brasília promove, neste semestre, o 31º Ciclo de Debates do Nethis, que tem como foco o Acordo sobre Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS). A abertura da série online será no dia 14 de agosto, às 14h, com um seminário que discutirá os desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS) diante do Acordo. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do Nethis/Fiocruz Brasília no YouTube.
O objetivo é discutir como o Brasil pode se preparar para futuras emergências em saúde, considerando as diretrizes do novo acordo da OMS. Os seminários visam estimular reflexões sobre o fortalecimento de políticas públicas diante de ameaças sanitárias cada vez mais frequentes, agravadas pelas mudanças climáticas e pela intervenção humana no meio ambiente. O 31º Ciclo de Debates integra as ações do Observatório Armagedom, coordenado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília).
A primeira sessão contará com a participação da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, e do consultor do Nethis/Fiocruz Brasília, Eduardo Hage. A mediação será feita pelo diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília, Gerson Penna. As inscrições podem ser feitas aqui.
Os participantes inscritos que acompanharem o seminário receberão certificado emitido pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília.
Agenda de seminários do 31º Ciclo de Debates do Nethis:
14 de agosto: Acordo sobre Pandemia da OMS – Desafios para o SUS;
11 de setembro: Acordo sobre Pandemias da OMS – Dependência Internacional de Insumos e Tecnologias;
9 de outubro: Acordo sobre Pandemias da OMS e a Dinâmica Internacional; e
6 de novembro: Acordo sobre Pandemias da OMS e Sociedade Civil.
Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br