COVID-19

Fiocruz Brasília abre matrículas para curso sobre saúde mental e reconstrução pós-desastres

Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de agosto.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Fiocruz Brasília está com matrículas abertas para o curso gratuito de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19: Reconstrução Pós-Desastres e Emergências em Saúde Pública. A atualização é gratuita, a distância e tem vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de agosto.

Esta é a segunda edição do curso pioneiro ofertado em 2020, logo após o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, e que contou com mais de 69 mil profissionais inscritos de cidades e municípios de todas as regiões do Brasil. O SARS-CoV-2 chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos e deixou muitas marcas, experiências, aprendizados e sofrimentos pelo caminho, especialmente dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com os impactos da pandemia. O curso busca capacitar os profissionais para que possam intervir em seus territórios com uma melhor prevenção, mitigação, preparação, resposta, recuperação, reconstrução e reabilitação em situações de desastres e emergências em saúde pública. 

O foco é no processo de reconstrução das Redes de Atenção Psicossocial em toda a complexidade que elas abarcam, para apoiar a identificação e reorganização de processos de trabalho de gestores do SUS, trabalhadores da saúde pública e de outras políticas públicas, como Assistência Social, Defesa Civil, Educação e Habitação, além de estudantes e interessados em processos de recuperação, reconstrução e reabilitação pós-desastres e emergências em saúde pública.  

Ao todo serão ofertados seis módulos a distância, com um encontro online quinzenal pelo YouTube da Fiocruz Brasília, relatos de experiência, fórum de discussão, avaliação de aprendizagem e conteúdo em vídeos e podcasts. A capacitação vai abordar o momento atual da pandemia, políticas públicas, demandas de saúde mental, diagnóstico da Rede de Atenção Psicossocial e a carga de trabalho, desgaste e exaustão dos trabalhadores.  

A aula inaugural será no dia 13 de junho, a partir das 15h e transmitida pelo Youtube da Fiocruz Brasília. A capacitação foi desenvolvida pelo Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Emergências em Saúde Pública (NUSMAPS) da Fiocruz Brasília, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (ENSP/Fiocruz) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Confira o conteúdo programático, o link para inscrições e mais informações aqui.

Curso de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19: Reconstrução Pós-Desastres e Emergências em Saúde Pública
EAD e gratuito
Inscrições: 3 de junho a 14 de agosto.
Aula inaugural: 13 de junho, transmitida pelo Youtube da Fiocruz Brasília (www.youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial)
Mais informações: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/curso-nacional-de-saude-mental-e-atencao-psicossocial-na-covid-19.