Geral

Fiocruz Amazonas e Unicef apresentam dados sobre desigualdades sociais na Amazônia Legal

- Ascom SE/UNA-SUS



O Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoverá nos dias 25 e 26 de junho, no auditório do Parque do Mindu, em Manaus, a oficina para apresentação e avaliação do documento Análise da Situação da Criança e Adolescente da Amazônia Legal Brasileira (SITAN Amazônia)

Serão apresentados dados relacionados a educação, saúde e privações de crianças e adolescentes, da área urbana e rural, entre elas os quilombolas e indígenas, do período de 2000 até 2014. Um dos objetivos da oficina é criar um espaço de diálogo, consulta e análise participativo com governos, academia e sociedade civil sobre a situação da criança e adolescente na Amazônia Legal.

Foto: Unicef

O projeto foi coordenado pelo pesquisador do Fiocruz Amazonas, Antônio Levino, e pelo demógrafo e ex-professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pery Teixeira, e foi realizado em parceria com o Unicef, pesquisadores da UFAM e das Universidades do Estado do Amazonas (UEA), Federal do Pará (UFPA) e Federal de Pernambuco (UFPE). “A Unicef propôs que a Fiocruz coordenasse essa equipe de estudo, através de uma proposta de convênio de cooperação. Agrupamos por temas e, durante 10 meses, organizamos os dados oficiais, fizemos uma oficina para nos apropriarmos da metodologia e assim organizar o estudo. A partir de agora, o documento será avaliado e, após a discussão, vamos entregá-lo ao Unicef”, disse Levino.

Além dos participantes do projeto, a oficina contará com especialistas regionais e nacionais, adolescentes, lideranças, Organizações Não-Governamentais (ONGs), movimentos sociais, representantes de universidades e a sociedade civil organizada. Para o responsável pela plataforma Amazônia do Unicef, Unai Sacona, o diagnóstico servirá para a os gestores e tomadores de decisões. “Com esse trabalho vamos poder entender o que está acontecendo com essas crianças e adolescentes da Amazônia Legal, quais direitos estão sendo violados. Todos têm uma realidade diferente, então, a partir daí, vamos mostrar as desigualdades negativas de cada região. Não é o produto para o Unicef e nem pro Fiocruz, mas para a sociedade brasileira, um documento para que se crie políticas para essas crianças”, afirmou.  

Projeto

Os dados, coletados entre os anos de 2000 e 2013, são fruto de pesquisas em saúde do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério da Saúde (MS), e Fiocruz Amazonas. O relatório traz números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), através do Disk 100, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), via Censo Escolar.

O modelo do estudo é através de levantamento de diagnóstico de situação que se utiliza de indicadores oficiais. A metodologia do SITAN Amazônia estará em consonância com as orientações do Unicef para elaboração de SITANs (Guidance on Conducting a Situation Analysis of Children’s and Women’s Rights: Taking a rights-based, equity-focused approach to Situation Analysis).

 

Fonte: Agência Fiocruz, por Nathane Dovale / Ascom Fiocruz Amazonas