Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Fiocruz abre 10 vagas para curso de Ciência de Dados aplicada à Saúde, no Rio

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está oferecendo o curso de atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde – 2018, com carga horária de 60 horas, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30, no Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz.

Com dez vagas, o curso, coordenado pelo pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, Marcel Pedroso, é voltado para profissionais graduados atuantes na área de Saúde Pública ou estudantes de pós-graduação em Saúde Pública, Ciências Exatas e da Terra, Probabilidade e Estatística, e Ciências Sociais Aplicadas, que tenham interesse na área de Saúde Pública.

O curso tem por objetivos promover interface entre aspectos teóricos e práticos sobre Ciência de Dados, Mineração de Dados, Aprendizagem de Máquina, Análise Preditiva e Análise Visual de grandes quantidades de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais. Com forte embasamento prático, o conteúdo disciplinar será desenvolvido por meio de procedimentos que se sedimentam nos pressupostos didáticos de que “para se aprender, tem que fazer” e de que “é só fazendo, que se apreende”. A capacitação integra as atividades e objetivos do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico “Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde” coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

As inscrições – gratuitas, assim como o curso – devem ser realizadas no período de 12 janeiro a 15 de fevereiro, e as aulas serão realizadas de 23 de março a 18 de julho de 2018. Elas devem ser feitas por meio do site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2018/Sede.

Para acessar a chamada pública, clique aqui.
Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, no Prédio da Expansão do Campus, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz ou pelo telefone (21) 3882- 9063, no horário das 9h às 16h.